Fechar

Línguas em Perigo – Um projeto pela diversidade linguística

Uma das características mais importantes de um povo é sua língua. É através desse código formado por palavras e leis combinatórias que as pessoas se comunicam e interagem entre si.

A língua é um organismo vivo que se transforma ao longo do tempo. Basta que se perceba o quanto o português falado (e escrito) hoje é diferente daquele de algum tempo atrás. Porém – e infelizmente –, as línguas morrem.

Para tentar impedir que isso aconteça, o Google criou o Projeto Línguas em Perigo, que permite aos usuários encontrar e compartilhar informações atualizadas sobre as línguas que estejam em perigo de extinção.

Documentar as mais de 3.000 línguas que estão à beira da extinção (cerca de metade de todas as línguas do mundo) é um passo importante na preservação da diversidade cultural, honrando o conhecimento de nossos antepassados e capacitar nossos jovens” – Google, em seu blog oficial.

Em resumo, o buscador acredita que a tecnologia pode fortalecer esses esforços, ajudando as pessoas a criar gravações de alta qualidade de seus antepassados (muitas vezes os últimos falantes de uma língua), ligando as comunidades através das mídias sociais e facilitando a aprendizagem destes idiomas.

Veja o vídeo de apresentação do projeto:

 


(caso não veja o vídeo acima, clique aqui)

 

(via Google Discovery)

 

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.