Fechar

Libras e surdos: políticas, linguagem e inclusão | Cecilia Moura e Desirée De Vit Begrow

O universo da surdez, e mais especificamente da pessoa surda, é complexo e cheio de nuances, muitas vezes permeado por lutas entre perspectivas que se colocam como divergentes, mas que, na verdade, são apenas pontos de vista. Sendo assim, é importante que se saiba que há diversas possibilidades de olhar para uma questão, e em cada uma delas você pode identificar aspectos que são considerados positivos e outros, negativos.

Entendendo essa complexidade, o livro Libras e surdos: politicas, linguagem e inclusão reúne pesquisadores surdos e não-surdos que refletem sobre o universo da pessoa surda pelo ponto de vista do respeito à diferença linguística. Esse é um aspecto crucial que caracteriza cada capítulo. O livro, por si só, já se constitui como uma leitura imprescindível, pois conta com argumentos que solidificam a existência dessa comunidade inscrita na necessidade de reconhecimento de ser como é, e não a partir de padrões de suposta normalidade que determinam o lugar possível para sua presença social. Para que isso ocorra, é fundamental que os profissionais envolvidos desde a identificação da perda auditiva sustentem, como paradigma discursivo, o entendimento de pertencimento bilíngue e bicultural do surdo. Isso tudo é discutido nas páginas do livro. E, não se esgotando aí, a obra ainda dá pistas sobre novas pesquisas e publicações que devem dar continuidade à reflexão social necessária e cada dia mais importante nos dias de hoje.

Saiba mais sobre o livro aqui

O respeito pela diferença e o imperativo de se atender às necessidades que extrapolam o âmbito da individualidade e da visão egocêntrica de uma suposta maioria são relatados nesse livro sob os mais diferentes prismas, ampliando o escopo de discussão e entendendo os sujeitos em suas múltiplas características.

Se o interesse é compreender a pessoa surda e satisfazer o desejo de ter respostas para o que não está sendo satisfatório no trabalho em diferentes áreas, esse livro preenche essa lacuna. Se o interesse é conhecer um campo ainda novo para alguns, também há no livro uma visão abrangente que possibilita essa compreensão.

Portanto, essa obra, desenvolvida a muitas mãos, enriquece o campo teórico dos Estudos Surdos contemplando as áreas de Educação, Linguística, Políticas Públicas, Saúde e todas as suas interrelações.

Cientes desse potencial e do quão necessário é que se aprofunde em saberes para o trabalho com a pessoa surda sob diferentes perspectivas, esperamos que todos tenham uma boa leitura e que, a partir dela, compreendam as nuances dos aspectos linguísticos, sociais, identitários, educacionais e familiares dessa população e das relações que estabelecem com outros profissionais, como intérpretes de línguas de sinais e profissionais da educação e da saúde.

Considera-se, então, que neste livro se fomenta a realização de uma atuação junto à população surda de forma integral, respeitando a individualidade e as necessidades únicas de cada pessoa.


Cecilia Moura é fonoaudióloga Clínica bilíngue Libras/português. Professora titular do curso de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ex-coordenadora e fundadora do Comitê de LS e Bilinguismo para Surdos do Departamento de Linguagem da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (gestão 2019-2020 e 2020-2022). Autora do livro O surdo – caminhos para uma nova identidade.

Desirée De Vit Begrow é fonoaudióloga bilíngue Libras/português. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora no Departamento de Fonoaudiologia da UFBA. Coordenadora do Projeto para Acolhimento, Informação e Suporte a Familiares de Crianças Surdas (PAIS/UFBA). Vice-coordenadora do Comitê de Línguas de Sinais e Bilinguismo para Surdos (CLSBS) do Departamento de Linguagem da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) (gestão 2019-2022). Atual membro de GT – Formação do Fonoaudiólogo (GT-Formação) do CLSBS-SBFa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.