Fechar

II Congresso Internacional de Pedagogia Social – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

O II Congresso Internacional de Pedagogia Social ocorrerá nos dias 16, 17, 18 e 19 de abril de 2008 na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Com a participação de especialistas, profissionais e pesquisadores de âmbito nacional e internacional, o Congresso pretende ser mais um marco na discussão da Pedagogia Social, especialmente quanto à regulamentação da profissão.

Programa, inscrições, pagamento de taxas e apresentação de trabalhos:
http://pedagogiasocial.incubadora.fapesp.br/portal

As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 29 de fevereiro (para quem apresenta trabalhos) ou até 15 de abril (para quem não apresenta).

 

A Pedagogia Social é uma realidade em várias partes do mundo como campo de formação, de pesquisa e trabalho, inclusive como profissão regulamentada. Sem conflitar com a Pedagogia Escolar, o Serviço Social e a Psicologia, a Pedagogia Social pode ser oferecida como curso de graduação e especialização para profissionais de qualquer área de formação.

Entendemos a Pedagogia Social como um projeto de sociedade, na qual todos os espaços e todas as relações sejam essencialmente pedagógicas. Tendo como matriz teórica a Alemanha, mas assumindo diferentes configurações nos países da Europa, América Latina e África onde foi implantada, a Pedagogia Social tem como matriz curricular as práticas de educação não-formal e neste sentido, tanto podem complementar a Educação formal quanto constituir-se em ferramenta de trabalho para ONGs, projetos e programas sociais. Educação Ambiental, Educação Rural, Educação no Campo, Educação em Saúde, Educação em Direitos Humanos, Educação em Valores, Educação Sexual e tantas outras expressões da Educação não escolar são por nós entendidas como práticas de Pedagogia Social. Os trabalhadores destas áreas precisam, entretanto, de formação pedagógica, assim como profissionais graduados de tantas outras áreas podem fazer complementação pedagógica em Pedagogia Social para melhor entender a dimensão social dos problemas jurídicos, políticos e econômicos que afetam nossa população e nosso país.

Nossa missão é instituir a Pedagogia Social como curso de graduação regular e a nossa visão de futuro é elevar a Pedagogia Social à categoria de uma profissão regulamentada no Brasil, como forma de dar condição digna de trabalho a milhares de educadores que trabalham com Educação não-formal no Brasil, especialmente nas ONGs, projetos e programas sociais.

Estes são, em síntese, os objetivos dos Congressos Internacionais de Pedagogia Social, realizados na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Fonte: Portal Pedagogia Social

4 thoughts on “II Congresso Internacional de Pedagogia Social – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

  1. ADOREI A MATÉRIA, INICIEI A MINHA PÓS AGORA PELA FINOM E TIREI TODAS AS MINHAS DÚVIDAS. BELO ARTIGO

  2. ADOREI A MATÉRIA, INICIEI A MINHA PÓS AGORA PELA FINOM E TIREI TODAS AS MINHAS DÚVIDAS. BELO ARTIGO

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.