Fechar

Honraria do Império Romano de 2 mil anos é encontrada na Bulgária

Uma espécie de “diploma” era concedida a oficiais que haviam servido ao menos 25 anos nas tropas romanas

O fragmento de um diploma romano de quase 2 mil anos foi encontrado em Delbet, no leste da Bulgária. O objeto, que mede cerca de quatro centímetros quadrados e é feito de bronze, era entregue a militares após servirem ao menos 25 anos no exército.

A diretora do sítio arqueológico, Krassimira Kostova, descreveu a descoberta como “única”: “Foi o primeiro achado desse tipo em quase 40 anos de escavações arqueológicas da antiga colônia romana”, disse ao Sofia Globe. “O fragmento é extremamente valioso para nós e, embora tenha apenas quatro centímetros quadrados, é bastante informativo”.

O diploma foi encontrado pela equipe de arqueólogos que estuda a antiga cidade romana de Deultum, ou Develtos, anexada ao Império no século 46 d.C. e que tornou-se parte da província da Trácia. Posteriomente, foi construída uma colônia para militares veteranos no local.

Segundo os especialistas, Deultum era uma colônia de tamanha importância que a lei romana dava à cidade status igual ao da própria Roma. Além disso, era a única região em que cidadãos romanos livres viviam no que hoje é o território búlgaro.

Fonte: Revista Galileu