Fechar

Google Earth ajuda a encontrar Eldorado, a lendária cidade perdida, no coração da Amazônia

el_dorado_amazonia Eldorado, a lendária cidade perdida procurada por exploradores há séculos, pode ter sido encontrada com a ajuda do Google Earth. Uma matéria na publicação científica Antiquity mostra imagens de mais de 200 rastros de uma avançada civilização pré-colombiana, em uma área que fica próxima à divisa do Brasil com a Bolívia, e que poderiam ter sido ruas, avenidas e pontes de uma sofisticada civilização que teria existido antes dos Incas.

O Eldorado é uma antiga lenda narrada pelos índios aos espanhóis na época da colonização das Américas. Falava de uma cidade cujas construções seriam todas feitas de ouro maciço e cujos tesouros existiriam em quantidades inimagináveis.

Acreditou-se que o Eldorado fosse em várias regiões do Novo Mundo: uns diziam estar onde atualmente é o Deserto de Sonora no México, outros acreditavam ser na região das nascentes do Rio Amazonas, ou ainda em algum ponto da América Central ou do Planalto das Guianas – região entre a Venezuela, a Guiana e o Brasil (no atual estado de Roraima).

O termo El Dorado significa O (homem) dourado em espanhol. Segundo a lenda, tamanha era a riqueza da cidadela que o imperador tinha o hábito de se espojar no ouro em pó, para ficar com a pele dourada.

Leia a matéria completa no Times Online ou o artigo completo da Antiquity.

2 thoughts on “Google Earth ajuda a encontrar Eldorado, a lendária cidade perdida, no coração da Amazônia

  1. é fantastico saber que séculos atras, existiu uma civilização tão avançada em termos de engenharia, capaz de deixar qualquer engenheiro do mundo atual de boca aberta, gostei muito da matéria

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.