Fechar

Filmes inspiradores sobre professores

Inegavelmente, professores são de uma importância fundamental para a formação dos cidadãos. Desde a mais tenra idade, são eles um dos maiores espelhos de nossas crianças, juntamente com seus pais.

Confira abaixo uma seleção de 14 filmes inspiradores que contam histórias de docentes dedicados e que tratam da importância da educação.

 

1. Ao Mestre com Carinho

Mark Thackeray é um engenheiro desempregado que decide dar aulas no bairro operário de East End, em Londres. O novo professor tem que enfrentar uma turma cheia de alunos desinteressados e indisciplinados, que fazem de tudo para que ele desista de sua missão de ensinar. Mesmo assim, o professor consegue resultados importantes. Ao receber um convite para voltar para a engenharia, Mark tem de decidir se continua ou não no magistério.

To-sir-with-love

Direção: James Clavell
Duração: 105 min
Ano: 1967
País: Inglaterra

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=2U-nM8Tp78Q

 

2. A Sociedade dos Poetas Mortos

Em 1959, o novo professor de literatura de uma escola preparatória tradicional (interpretado por Robin Williams) entra em choque com a rígida direção do colégio por causa de seus métodos pouco comuns, que estimulam os alunos a pensarem por si mesmos e a perseguirem suas paixões individuais. O filme foi vencedor do prêmio de Melhor Roteiro Original no Oscar 1990.

Dead-Poets-Society2-e1379626673390

Direção: Peter Weir
Duração: 128 min
Ano: 1989
País: Estados Unidos

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=mozu_zZANAI

 

3. Meu Mestre, Minha Vida

O professor Joe Clark é convidado a assumir o cargo de diretor em uma escola de Nova Jersey, marcada por casos de disputas entre gangues e tráfico de drogas. Autoritário, o docente decide fazer uma verdadeira revolução no colégio, que é considerado um “caldeirão de violência”. Com seu método nada ortodoxo, ganha alguns admiradores, mas também muitos inimigos.

MSDLEAN EC007

Ficha técnica
Direção: John G. Avildsen
Duração: 104 min
Ano: 1989
País: Estados Unidos

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=evA9nkdOhKU

 

4. Mr. Holland: Adorável Professor

Para ter mais dinheiro e poder se dedicar a compor uma sinfonia, um músico decide começar a dar aulas. Ele é obrigado a encarar o desinteresse dos alunos pela música, e as coisas se complicam quando sua esposa dá à luz uma criança surda. Para conseguir pagar os estudos e o tratamento médico do filho, o professor se envolve cada vez mais com a escola e acaba deixando de lado seu sonho de se tornar um grande compositor.

Mr. Hollands Opus

Direção: Stephen Herek
Duração: 140 min
Ano: 1995
País: Estados Unidos

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=-LjtsgwnET0

 

5. O Clube do Imperador

William Hundert é professor de uma escola preparatória para rapazes que recebe como alunos a nata da sociedade americana. Lá, Hundert dá lições de moral, por meio do estudo de filósofos gregos e romanos. Com a chegada do rebelde filho de um senador, que questiona a importância das aulas de Hundert, o professor vê sua rotina perturbada. Apesar da rebeldia, o docente tenta aprender a lidar com o estudante.

clube_imperador

Direção: Michael Hoffman
Duração: 109 min
Ano: 2002
País: Estados Unidos

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=X4rF7jw5pw8

 

6. Escritores da Liberdade

Uma professora tenta combater um sistema deficiente e fazer com que a sala de aula faça a diferença na vida de seus alunos, criados em meio à violência e à agressividade. Por meio de diários, os adolescentes escrevem suas histórias e têm a chance de ter uma voz própria. O longa foi inspirado em eventos reais, relatados pela professora Erin Gruwell e seus alunos no livro “O Diário dos Escritores da Liberdade”.

Freedom-writers-1024x576

Direção: Richard LaGravenese
Duração: 123 min
Ano: 2007
País: Estados Unidos

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=xkEr2SDknLY

 

7. Entre os Muros da Escola

Baseado em livro homônimo, o filme mostra as experiências do professor de literatura François Marin em uma escola de Ensino Médio, localizada na periferia de Paris. O docente tenta estimular os estudantes, mesmo tendo que lidar com o descaso dos alunos. A obra foi indicada ao Oscar 2009 de Melhor Filme Estrangeiro e ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2008.

entre-os-muros

Direção: Laurent Cantet
Duração: 128 min
Ano: 2007
País: França

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=YD7CFS0mLaY

 

8. O Sorriso de Mona Lisa

O filme conta a história de uma recém-graduada professora, interpretada por Julia Roberts, que consegue emprego em um tradicional colégio feminino para lecionar história da arte. Incomodada com o conservadorismo do colégio, que educa as melhores e mais brilhantes jovens mulheres do Estados Unidos para serem esposas cultas e respeitáveis mães, ela decide lutar contra as normas e inspirar suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.

sorriso_monalisa

Direção: Mike Newell
Duração: 117 min
Ano: 2003
País: Estados Unidos

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=TKkfS1uRQek

 

9. Mentes Perigosas 

Uma ex-oficial da marinha abandona a vida militar para ser professora de inglês. Só que logo na primeira escola em que começa a lecionar, ela vai se deparar com diversas barreiras. Sendo um colégio de negros, latinos, e na maioria de pessoas pobres, ela terá que lidar com a rebeldia dos alunos. Como a professora Louanne Johnson não consegue através de métodos convencionais a atenção da sua classe, ela parte para outra forma de ensino. Passa a dar aulas com karatê e músicas de Bob Dylan, tentando ajudar a turma através de métodos pouco convencionais.
Dangerous-Minds1-e1379626716460

Direção: John N. Smith
Duração: 99 min
Ano: 1995
País: Estados Unidos

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=gA-5nLQCmW8

 

10. A Onda

Em uma escola da Alemanha, alunos tem de escolher entre duas disciplinas eletivas, uma sobre anarquia e a outra sobre autocracia. O professor Rainer Wenger é colocado para dar aulas sobre autocracia, mesmo sendo contra sua vontade. Após alguns minutos da primeira aula, ele decide, para exemplificar melhor aos alunos, formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de “A Onda” ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação, e os alunos começam a propagar “A Onda” pela cidade, tornando o projeto da escola um movimento real. Quando as coisas começam a ficar sérias e fanáticas demais, Wenger tenta acabar com “A Onda”, mas aí já é tarde demais.
foto_a_onda

Direção: Dennis Gansel
Duração: 107 min
Ano: 2008
País: Alemanhã

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=ZbyCJEIRBaA

 

11. Encontrando Forrester

Jamal Wallace é um jovem adolescente que ganha uma bolsa de estudos em uma escola de elite de Manhattan, devido ao seu desempenho nos testes de seu antigo colégio no Bronx e também por jogar muito bem basquete. Após uma aposta com seus amigos, ele conhece ele conhece William Forrester, um talentoso e recluso escritor com quem desenvolve uma profunda amizade. Percebendo talento para a escrita em Jamal, Forrester procura incentivá-lo para seguir este caminho, mas termina recebendo de Jamal algumas boas lições de vida.
angels-share-ken-loach4

Direção: Gus Van Sant
Duração: 136 min
Ano: 2000
País: Estados Unidos

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=0Hd6CZG-Vos

 

12. Gênio Indomável

Em Boston, um jovem de 20 anos que já teve algumas passagens pela polícia e servente de uma universidade, revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles.
Good-Will-Hunting1-e1379626804492

Direção: Gus Van Sant
Duração: 126 min
Ano: 1997
País: Estados Unidos

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=zUB4jQAFkbE

 

13. A Corrente do Bem

Eugene Simonet, um professor de Estudos Sociais, faz um desafio aos seus alunos em uma de suas aulas: que eles criem algo que possa mudar o mundo. Trevor McKinney, um de seus alunos e incentivado pelo desafio do professor, cria um novo jogo, chamado “pay it forward”, em que a cada favor que recebe você retribui a três outras pessoas. Surpreendentemente, a idéia funciona, ajudando o próprio Eugene a se desvencilhar de segredos do passado e também a mãe de Trevor, Arlene, a encontrar um novo sentido em sua vida.
Pay-it-Forward

Direção: Mimi Leder
Duração: 123 min
Ano: 2000
País: Estados Unidos

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=BYuga4_Zjyg

 

14. Escola de Rock

Dewey Finn é um músico que acaba de ser demitido de sua banda. Cheio de dívidas para pagar e sem ter o que fazer, ele aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida. Logo Dewey se torna um exemplo para seus alunos, sendo que alguns deles se juntam ao professor para montar uma banda local, sem o conhecimento de seus pais.
professor-dewey-finn-jack-black-do-filme-escola-do-rock-1339965176482_956x500

Direção: Richard Linklater
Duração: 108 min
Ano: 2003
País: Estados Unidos

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=_AjjRZhiWHI

6 thoughts on “Filmes inspiradores sobre professores

  1. Eu assisti um filme com título em português “palavras e imagens” é muito legal. A sinopse é a seguinte: Em uma escola secundária, começa uma guerra entre dois professores: Jack Marcus, escritor de sucesso e professor de literatura, e Dina Delsanto, pintora e professora de artes plásticas. Enquanto ele acredita que as palavras são mais importantes do que as imagens, ela afirma a supremacia das fotos e dos quadros. À medida que o embate dos dois se transforma em romance, os alunos tentam descobrir qual linguagem é mais importante.

  2. Tem mais um que pode ser elencado… Chama-se “O Líder da classe” e é baseado em fatos reais. O professor, Brad Cohen, tem a Síndrome de Tourette, uma síndrome que faz com que ele produza diversos barulhos involuntariamente. E ele enfrenta diversos desafios ao longo de sua vida: ser aceito na escola em que estudava, conseguir um espaço diferenciado para realizar o concurso, ser aceito pelo pai, comprovar sua capacidade para lecionar, entre outros.

  3. O documentário brasileiro “Pro Dia Nascer Feliz” e os longas indianos “Black” e “Como Estrelas na Terra” também são formidáveis!

  4. faltou o excelente “escola da Vida” – Sinopse: Há um novo professor na cidade, e ele está promovendo um verdadeiro pandemônio na Fallbrook Middle School. Ele é atraente, simpático e informal. Os alunos amam o sr. D (Ryan Reynolds, de Horror em Amityville). Os professores também o admiram… com exceção de Matt Warner (David Paymer, de Em Boa Companhia), o ansioso professor de biologia, que sonha em ganhar o prêmio de Professor do Ano. Seu pai, Stormin? Norman (John Astin, de Os Espíritos), foi Professor do Ano durante 43 temporadas seguidas, e Matt está determinado a fazer deste o seu ano. Mas com o sr. D (Michael D’Angelo) em cena, Warner vê sua chance escapar. Ele não consegue competir com quem até seu próprio filho admira. Mas há um segredo que pode mudar o jogo inclusive o diretor do filme William Dear faz uma ponta como um astronauta.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.