Fechar

Felicidade também tem História

O livro História da Felicidade chega às livrarias em um momento necessário. Tanto é que o interesse pela obra tem sido arrebatador. Apenas no último final de semana dois importantes veículos, a revista Veja e o jornal Valor Econômico, publicaram elogiosas resenhas, acompanhadas de entrevistas com o autor, o renomado historiador Peter N. Stearns.

A matéria da Veja, que você pode ler on-line aqui, destacou que o “livro de sucesso internacional desvela o passado para que possamos vislumbrar o futuro e construir meios de desfrutar desse sentimento”:

“A primeira lição da obra, resposta à mais antiga das indagações, é que a fórmula da felicidade não existe, embora muita gente jure que a tenha encontrado e ganhe alguns milhares de reais em cima disso. É impossível ter um sistema padronizado de como ser feliz porque, como mostra a história, as concepções mudam de acordo com os humores de cada tempo e as questões individuais. ‘Existem muitos conceitos de felicidade. As definições religiosas, por exemplo, diferem das seculares’, disse Peter N. Stearns

Já a reportagem do Valor – disponível para leitura neste link – deu ênfase aos aspectos culturais da felicidade:

 “Stearns procura responder se e como o conceito de felicidade mudou ao longo dos anos e se tornou agora globalizado. O que um chinês de hoje considera essencial para ser feliz é o mesmo que uma holandesa ou um hindu do século XV ou um brasileiro dos anos 1950? (…). Os capítulos que mais me interessaram foram os que trataram das revoluções recentes provocadas pelos “novos” conceitos de felicidade ao longo do século passado e neste início dos anos 2000, com o impacto das guerras, pandemias, desenvolvimento econômico e social, redução e retomada do interesse pela religião em muitos países.”

O livro, que conta com texto de apresentação e quarta capa de Leandro Karnal, é aposta da Contexto para a temporada de festas deste ano. E, mesmo longe de ser um manual ou guia para encontrar a felicidade, pode nos dar uma maior compreensão sobre o que é a felicidade e, consequentemente, aumentar nossa chance de encontrá-la de verdade.


Peter N. Stearns formou-se em História em Harvard e é professor de História na George Mason University, nos Estados Unidos. Escreveu muito sobre história mundial e sobre o campo cada vez mais importante da História das emoções e ministra disciplinas em ambas as áreas regularmente

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.