Fechar
Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

VIII EPED – Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP

28 28-03:00 abril 28-03:00 2016 | 8:00 - 29 29-03:00 abril 29-03:00 2016 | 18:00

O Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP ― EPED-USP — é um evento acadêmico anual, organizado pelos pós-graduandos da área de Filologia e Língua Portuguesa, que visa promover o diálogo entre as distintas abordagens teóricas e metodológicas sobre o discurso na Universidade de São Paulo.

Com edições desde 2009, o evento busca a integração entre os pós-graduandos dos diversos programas da Universidade de São Paulo, incentivando o debate franco e aberto acerca dos diferentes olhares epistemológicos, das distintas metodologias e dos variados objetos de análise que caracterizam a instituição no que concerne ao estudo da produção contextualizada de sentido.

Com um acolhimento especial dentre docentes e alunos da USP, bem como de pesquisadores consagrados de universidades do Brasil e do exterior convidados para a realização de mesas e conferências, seu sucesso e sua aceitabilidade no meio acadêmico têm servido de exemplo para uma série de eventos organizados por pós-graduandos dentro e fora da Universidade de São Paulo, na área de Letras e Linguística.

O debate referente aos problemas metodológicos e epistemológicos do discurso sempre estiveram, direta ou indiretamente, em pauta nas conferências e comunicações do EPED. Neste ano, a multimodalidade foi escolhida como tema do Encontro, tendo em vista o fato de que o estudo das relações entre diferentes semioses consiste em uma área de grande interesse não apenas para as pesquisas sobre discurso, mas também para estudos nas áreas de ensino e interação.

A relação entre as diferentes semioses tem historicamente sido motivo de estudo para diversos pesquisadores interessados em canções, quadrinhos, propagandas entre outros tipos de enunciados sincréticos. A emergência cada vez mais rápida de novas tecnologias fomenta a existência de novas relações multimodais, fato que sublinha a importância das pesquisas nesta área e reforça a necessidade de que elas encontrem espaço de divulgação e discussão.

Em sua oitava edição, a realizar-se nos dias 28 e 29 de abril de 2016, o EPED convida pesquisadores vinculados à Universidade de São Paulo – docentes e discentes – a debaterem as relações entre diferentes semioses por meio do tema A multimodalidade nos estudos discursivos.

O evento conta com a presença: Emília Mendes, Anna Christina Bentes, Sandoval Gomes-Santos, Alvaro Antonio Caretta, Fernanda Miranda da Cruz e Irene Machado.

Detalhes

Início:
28 28-03:00 abril 28-03:00 2016 | 8:00
Final:
29 29-03:00 abril 29-03:00 2016 | 18:00
Categoria de Evento:
Website:
http://eped.fflch.usp.br/

Organizador

USP
Email
festadolivro@usp.br
Ver site do Organizador

Local

FFLCH – USP
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - Cidade Universitária
São Paulo,SP05508-010 Brazil
+ Google Map

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.