Fechar
Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

6º Encontro da Rede Sul Letras

20 20-03:00 agosto 20-03:00 2018 - 22 22-03:00 agosto 22-03:00 2018

APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – Mestrado e Doutorado, juntamente com a Rede Sul Letras de Programas de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Região Sul do Brasil, realiza, de 20 a 22 de agosto de 2018, o 6o Encontro da Rede Sul Letras. O evento, a ser realizado no Campus Sede da UNISC, em Santa Cruz do Sul, tem como tema “(Inter)nacionalização em Letras”.

Com o propósito de congregar os Programas de Pós-Graduação em Literatura e Linguística da Região Sul do Brasil e, dessa forma, aprimorar a excelência acadêmica das pesquisas na área, a Rede Sul Letras tem como uma de suas metas, neste ano, promover o debate sobre os rumos da pesquisa dos estudos literários e linguísticos no âmbito da internacionalização, um dos focos da CAPES para a pós-graduação. Assim, o 6o Encontro da Rede Sul Letras dedica-se a refletir sobre o desafio de fomentar, implementar e consolidar estratégias de intercâmbio internacional nos Programas de Pós-Graduação da Rede Sul, bem como sobre a exata dimensão do conceito de internacionalização para a CAPES e para as áreas de Linguística e de Literatura.

Tendo em vista o tema do 6o Encontro da Rede Sul de Letras, é essencial que os Programas de Pós-Graduação da Rede Sul discutam a articulação entre suas pesquisas e a inserção das mesmas no âmbito internacional. Portanto, o objetivo deste encontro consiste em oferecer espaço aos grupos de pesquisa para a discussão de seus trabalhos concluídos ou em andamento e para a formação de redes de parceria a partir de perspectivas comuns. Ainda visando a atender ao tema, o 6o Encontro da Rede Sul de Letras contará com a presença de três conferencistas para o debate do tema: o coordenador da área na CAPES, um professor pesquisador da área de Literatura e outro da área de Linguística.

A Rede Sul Letras está organizando as discussões das pesquisas em doze eixos temáticos, conforme levantamento das expertises de pesquisa desenvolvidas nos três estados da região, já feito para edições anteriores. As discussões em cada eixo temático serão realizadas em forma de simpósios temáticos, bem como na de apresentações de pôsteres, distribuídos nos três dias do evento.
Durante a segunda manhã do evento, haverá uma reunião político-administrativa de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Letras e Linguística com a Coordenação de Área na Capes. Na terceira, manhã, haverá uma reunião de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Letras e Linguística, a fim de retomar as questões trazidas pelo Coordenador de área, discutir e avaliar o evento e tomar decisões sobre a continuidade dos encontros da Rede Sul, bem como definir o tema e o local da seguinte edição do Encontro da Rede Sul Letras.

Autora participante: Lilian Cristine Hübner

Detalhes

Início:
20 20-03:00 agosto 20-03:00 2018
Final:
22 22-03:00 agosto 22-03:00 2018
Categorias de Evento:
,

Organizador

Universidade de Santa Cruz do Sul
Telefone
(51) 3717 7322
Email
sulletras2018@unisc.br
Ver site do Organizador

Local

Universidade de Santa Cruz do Sul
Av. Independência, 2293 - Bairro Universitário
Santa Cruz do Sul,RS96815-900Brasil
+ Google Map
Ver site do Local