Fechar
Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

4ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura

18 18-03:00 agosto 18-03:00 2018 - 26 26-03:00 agosto 26-03:00 2018

A BIENAL

Maior evento dedicado às letras na região central do Brasil, a BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA chega à quarta edição em 2018. Entre 18 e 26 de agosto, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, vai acolher mesas de debates, lançamentos de livros, encontros com escritores, apresentações artísticas, homenagens e uma grande diversidade de estandes de editoras e livrarias, apresentando lançamentos e títulos inéditos. O evento irá trazer pela primeira vez ao Brasil autores como o premiado nigeriano Chigozie Obioma – do romance “Os Pescadores”, elogiado pela crítica literária como sendo “’O Caçador de Pipas’ africano” – e propor reflexões aprofundadas sobre o tema ‘Os outros somos nós”, que faz um convite a mergulhar nas experiências alheias para sentir suas dores e desejos. A 4ª BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA é uma realização da InterCult – Gestão e Produção Cultural, com direção geral de Suzzy Souza e curadoria dos jornalistas e escritores Sergio Leo e José Rezende Jr e da tradutora Lídia Luther.

Ao longo de nove dias, encontros e debates reunindo autores brasileiros de grande destaque na contemporaneidade e nomes relevantes da literatura internacional, prometem discorrer sobre temas como as questões identitárias no século XXI – dando voz a escritas consideradas de minorias, como a literatura negra, feminina, de periferia, temática LGBT, indígena etc -, a literatura nascida na internet, tradução e criação, estilos literários, fertilização/contaminação de gêneros e linguagens, vozes da África e da América Latina, vozes de migrantes, o passado como tema, o futuro das revistas literárias e muito mais. Um passeio pelos temas mais pungentes da cultura contemporânea no Brasil e no mundo.

A curadoria da 4ª BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA foi buscar inspiração no escritor Umberto Eco, para quem as redes sociais promoveram “o idiota da aldeia a portador da verdade”. Segundo Sergio Leo, o mal-estar da cultura contemporânea é geral: muitos falam e poucos entendem, as mudanças tecnológicas abalam certezas, mercados de trabalho e zonas de conforto, a desigualdade é crescente e o futuro é incerto. Mas, voltando novamente a Umberto Eco, há salvação: “o livro ainda é o meio ideal para aprender”, dizia o escritor italiano. “No fragmentado panorama da sociedade atual, os livros ainda nos permitem mergulhar na experiência alheia. A boa literatura nos permite descobrir a humanidade nos monstros e a monstruosidade nos heróis, ter empatia com o diferente e estranheza com o familiar. É ela que nos permite constatar, às vezes com espanto, que “os outros” somos nós”, diz o curador. É esta experiência que a BIENAL quer propiciar – o poder do encontro e da compreensão.

Para começar, a grande homenageada do evento será uma mulher que tem dedicado sua vida a derrotar preconceitos, tornando-se uma educadora reconhecida no Brasil e no exterior. A brasiliense Gina Vieira Ponte é criadora do premiado projeto“Mulheres Inspiradoras”, que incentiva a leitura de grandes autoras da literatura mundial e brasileira e instiga as crianças e adolescentes a contarem a própria história. A professora Gina fará a palestra de abertura da 4ª BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA, no dia 18, às 19h.

Além das mesas e encontros com escritores, lançamentos e espaços especiais como Espaço HQ e Espaço Z, a BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA reserva uma série de atividades artísticas e culturais para o público infantil e infantojuvenil, como apresentações teatrais, exibições de filmes, contação de histórias e muito mais. Também será oferecido o Cine NOW, com uma programação cinematográfica composta de títulos que dialogam com a literatura (como “Tungstênio”, do quadrinhista Marcello Quintanilha, e “Minha Amiga do Parque”, com roteiro da escritora Inés Bortagaray), shows musicais em pequeno e grande formado, seminários de Educação e Serviço Social, Café Literário, Mercado Literário (com a participação de mais de 60 expositores), Oferta de Vale Livro (para professores da rede pública de ensino adquirem obras de sua escolha), campanha Inspire os Outros (voltada para ações visando a sustentabilidade), dentre várias outras iniciativas.”

Nossa localização: estande número 62

Detalhes

Início:
18 18-03:00 agosto 18-03:00 2018
Final:
26 26-03:00 agosto 26-03:00 2018
Categoria de Evento:

Organizador

4º Bienal Brasil do Livro e da Leitura
Email
bienal.site@gmail.com
Ver site do Organizador

Local

4º Bienal Brasil do Livro e da Leitura
St. de Divulgação Cultural 05 Eixo Monumental
Brasília,DF70070-350Brasil
+ Google Map
Ver site do Local