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Ensino de língua portuguesa

Desde cedo, o ensino de língua portuguesa é muito importante para o desenvolvimento. Isso por que a língua que falamos é extremamente rica e entender os processos de fala, leitura e escrita do português é essencial para sermos entendidos e correspondidos mutuamente.

Apresentar o sistema gráfico do português para uma criança nem sempre é tarefa fácil. Há crianças que chegam à escola com alguma experiência com o mundo das letras e há aquelas que não tiveram nenhuma relação com qualquer tipo de meio escrito antes de serem imersas no processo de alfabetização. De qualquer modo, todas precisam aprender a ler e a escrever.

Na escola, através de livros e exercícios propostos pelo professor, estudamos as normas da língua portuguesa. Porém, é fora das salas de aula que nos deparamos com os contextos informais de comunicação e linguagem – utilizados na internet, pelos amigos, na televisão, etc. Apesar de, em alguns casos, parecerem erradas, essas variantes nos permitem novas práticas linguísticas, comunicativas e gramaticais, enriquecendo a forma como nos expressamos e enxergamos o mundo. Esse aprimoramento se dá também através de quadrinhos, charges, gráficos, símbolos, arte e até de gestos, que fundamentam nossa comunicação não verbal e verbo-visual.

Podemos notar que as tecnologias de informação na comunicação e o novo conceito linguístico empregado por elas mudaram as metodologias de ensino e transformaram o livro em um material didático complexo, que exige uma nova postura do professor diante de seus alunos.

O que antes era tido como errado, hoje pode-se considerar certo, dependendo do ambiente onde a linguagem ocorra. Isso é bem explicando pelo professor Ataliba T. de Castilho em suas obras sobre o preconceito linguístico. 

Muitas questões emergem do atual contexto em que se encontra a alfabetização na educação escolar, dentre elas: como favorecer a integração da visão particular de mundo de cada criança com o que cabe à escola ensinar? Em que as novas propostas didáticas diferenciam-se do ensino tradicional? Como aplicar novas orientações para alfabetizar? Uma vez aprendidas “as primeiras letras”, de que maneira orientar a produção textual?

Confira abaixo alguns livros sobre o ensino de língua portuguesa publicados pela Editora Contexto:

Ensino de Língua Portuguesa
Ler e Escrever
A Língua de Eulália
Explorando o Discurso da Criança
Alfabetização
Alfabetização e Letramento
Linguagem Escrita e Alfabetização
A Língua Falada no Ensino de Português
Práticas de Ensino do Português

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