Fechar

Dia D: o Desembarque da Normandia

Há exatos 70 anos, no dia 6 de junho de 1944, iniciava-se a Batalha da Normandia – cujo nome de código era Operação Overlord –, que foi a invasão das forças dos Estados Unidos, Reino Unido, França Livre e aliados à França ocupada pelos alemães na Segunda Guerra Mundial.

Segunda Guerra MundialA decisão política pela invasão visava reestabelecer a liberdade na Europa e ocorreu depois da derrota alemã para o Exército Vermelho, na famosa Batalha de Stalingrado. Setenta anos mais tarde, a Batalha da Normandia continua sendo a maior invasão marítima da história, com quase três milhões de soldados a cruzar o Canal da Mancha, partindo de vários portos e campos de aviação na Inglaterra, com destino à Normandia, na França ocupada.

Os primeiros planos da invasão aliada à França começaram a ser discutidos no encontro de Winston Churchill com o presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt na Casablanca, em janeiro de 1943. Eles chegaram à conclusão de que ainda não havia condições para um desembarque na França naquele momento, mas ficou decidido que o tenente-general inglês Frederick Morgan seria encarregado da elaboração de um plano de assalto detalhado. Em agosto de 1943, numa nova conferência de líderes aliados no Quebec, Morgan apresentou o plano de invasão da Normandia.

A operação perdurou por mais de dois meses, com campanhas para conquistar e manter as posições dos aliados. A batalha, que visava à liberação do território francês do domínio alemão, alcançou êxito definitivamente apenas no dia 25 de agosto daquele ano e teve fim com a rendição de Paris e a queda de Chambois.

Aproveite e confira essas incríveis fotos interativas do Desembarque da Normandia, deslizando o mouse para ver o antes e o depois:
http://www.theguardian.com/artanddesign/ng-interactive/2014/jun/01/d-day-landings-scenes-in-1944-and-now-interactive