Fechar

Dez fatos sobre a rainha Elizabeth, que fez 95 anos

Com o aniversário da monarca, conheça dez curiosidades sobre uma pessoa que nunca foi à escola, mas tinha seu próprio estilista.

1. Ela celebra o aniversário duas vezes ao ano
A rainha Elizabeth 2ª nasceu em 21 de abril de 1926, mas as comemorações oficiais acontecem sempre no segundo sábado de junho. A tradição foi iniciada em 1748 pelo rei George 2º, cujo aniversário era em novembro, outono no hemisfério norte, Como o tempo não era propicio a celebrações públicas, ele simplesmente decidiu celebrar em uma época do ano melhor.

2. Ela nunca foi à escola
A princípio, isso pode parecer tentador para crianças que preferem ficar em casa e brincar o dia todo. Mas a rainha tinha professores particulares que ensinavam história constitucional, direito e francês. Mesmo assim, muitas vezes ela lamentou não ter tido uma educação formal.

3. Ela era parente de seu marido
O falecido príncipe Philip era primo de terceiro grau da rainha Elizabeth 2ª – ambos eram tataranetos da rainha Vitória. Elizabeth se apaixonou pelo príncipe quando tinha apenas 13 anos e os dois se casaram em novembro de 1947. Para comprar o tecido de seu vestido de noiva, a rainha usou cupons que havia guardado depois da guerra.

4. Ela tinha um estilista particular
Norman Hartnell (1901-1979) foi o estilista da família real durante anos. Foi ele que desenhou, entre outras coisas, os vestidos de casamento e coroação da princesa Elizabeth. De acordo com a revista Vogue britânica, Hartnell desenhou nove versões do vestido de coroação. A rainha acabou optando por um bordado com emblemas florais para cada um dos países do Reino Unido, assim como da Commonwealth.

5. Ela jamais usou a coroa
O diamante “Koh-i-noor” (persa para “luz do mundo”) é um assunto delicado para muitos indianos. Dizem que ele foi roubado do Punjab, que então pertencia ao Reino Unido, pelos governantes coloniais britânicos. O diamante de 108 quilates é uma das joias da coroa britânica e está em exibição na Torre de Londres.

6. Ela governa por mais tempo
Elizabeth se tornou rainha em 6 de fevereiro de 1952, logo após a morte de seu pai, o rei George 6º. Ela governou por 69 anos, mais tempo do que sua tataravó, a rainha Vitória, que ocupou o trono por 63 anos, de 1837 a 1901.

7. Ela não precisa de passaporte
Como o passaporte britânico é emitido em nome de Sua Majestade, não é necessário que a rainha tenha um, de acordo com o site oficial da família real britânica. Todos os outros membros da realeza, no entanto, têm passaportes. Ela também é a única pessoa no Reino Unido que não precisa de carteira de motorista.

8. Ela é fã da raça corgi
Elizabeth 2ª gosta de corgis há muitos anos. O caso de amor da rainha com essa raça de cães começou na década de 1930, quando seu pai ganhou um que batizou de “Dookie”. A favorita de Elizabeth, no entanto, era “Susan”, de quem ela não desgrudava e cujos descendentes foram responsáveis ​​por oito felizes décadas de corgis na família real. Atualmente, existem dois corgis morando com a rainha.

9. Ela também é uma estrela de cinema
Segundo o site de classificação de filmes IMDb, a rainha Elizabeth 2ª já apareceu em mais de 225 documentários e filmes de ficção e séries de televisão. Ela também ganhou um prêmio BAFTA em 2013 “em reconhecimento ao seu patrocínio notável na indústria do cinema e da televisão”. A imagem acima mostra uma foto da série da Netflix “The Crown”, com a atriz britânica Claire Foy no papel da monarca.

10. Ela não é a nobre mais rica
O patrimônio líquido da rainha é estimado pela revista Forbes em 350 milhões de libras. Isso pode parece muito, mas é bastante modesto se comparado ao duque de Westminster: Earl Grosvenor tem um saldo de mais de 10 bilhões de libras (cerca de 77 bilhões de reais) em sua conta. No Top 1.000 super-ricos britânicos do Sunday Times, Elizabeth 2ª aparece “apenas” na 372ª posição.

Fonte: DW Brasil