Fechar

De Cuba, com carinho – Yoani Sánchez

capa_cuba_3d_gde

Yoani Sánchez escreve um dos blogs mais visitados do mundo, Generación Y, com vários milhões de acessos mensais, mas quase não consegue ser lida em Cuba, onde mora com seu marido Reinaldo Escobar e seu filho adolescente Teo. Quando eleita pela revista Time uma das mulheres mais influentes do mundo, ou quando recebeu o prêmio Ortega y Gasset, seus feitos não foram registrados, muito menos festejados pelo governo cubano. Mas ela não escreve sobre política.
De Cuba, com carinho é um belo livro que narra a vida cotidiana de quem vive na ilha, sofre com a decadência da economia cubana, mas ama seu país. Alguém que não deseja que conquistas obtidas nas últimas décadas sejam jogadas fora, mas acha que o regime envelheceu junto com seus dirigentes. E conta tudo isso em textos cheios de vida, humor e certo amargor, mas muita esperança.



NOTA DO EDITOR

Yoani Sánchez escreve um dos blogs mais visitados do mundo, com vários milhões de acessos mensais, mas quase não consegue ser lida em Cuba. Quando foi eleita pela revista Time uma das mulheres mais influentes do mundo, ou quando recebeu o prêmio
Ortega y Gasset, seus feitos não foram registrados, muito menos festejados pelo governo cubano. Seu blog Generación Y, que fica dentro do site denominado Desde Cuba (daí o nome deste livro, De Cuba, com carinho), é cultuado por  internautas que o veem como um exemplo do potencial desse veículo. Mas é muito mais do que isso.

Yoani mora em Cuba, com seu marido Reinaldo Escobar e seu filho adolescente Teo, e conta nos seus posts como é a vida cotidiana  na  ilha,  talvez  com  certo  amargor, mas  não  sem  boa dose de humor. Este livro é uma coletânea inédita desses posts, principalmente os mais recentes, selecionados pela autora, precedida por uma introdução que ela escreveu especialmente para o leitor brasileiro. Quando lhe perguntam se não teme a manipulação de seus escritos, ela responde que não se preocupa com isso, uma vez que não escreve para Miami ou para o Governo Cubano, e sim relata o que vê e pensa. O que não é pouco.

De Cuba, com carinho é um belo livro de História. História cotidiana de quem vive o dia a dia da ilha, sofre com a decadência da economia cubana, mas ama seu país. Alguém que não deseja que  conquistas obtidas nas últimas décadas  sejam  jogadas  fora, mas acha que o regime envelheceu com seus dirigentes.

Além  dos  posts  e  da  introdução,  este  livro  contém  um pequeno  texto  escrito pelo marido  dela  aos dirigentes do país, quando  ela  foi  proibida  de  viajar  para  o  exterior  atendendo  a convites.  Fechando o  volume  (mas podendo  ser  lido  antes)  temos  um  escrito  do  sociólogo  Demétrio Magnoli,  também  produzido especialmente  para  este  livro,  em  que  contextualiza Yoani e seus textos para o leitor brasileiro.

A  tradução, cuidadosamente  revista pelo  linguista Rodolfo Ilari, contém notas esclarecedoras ao final de cada texto.

1 thought on “De Cuba, com carinho – Yoani Sánchez

  1. A Hilda que trabalha no conselho das igrejas de cuba, no departamento de relações internacional, é pior que Maria Madalena. pobre marido.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.