O livro Currículo: teorias e políticas – recém-publicado pela editora Contexto – é uma excelente possibilidade para profissionais da educação conhecerem, se aprofundarem e problematizarem as teorias e as políticas de currículo. O livro, além de fazer um compêndio das teorias do campo, faz um histórico das políticas de currículo brasileiras, abordando as diferentes teorias que as subsidiam e mostrando os sentidos de currículo criados por essas teorias. O livro apresenta uma conceptualização de termos usados nas teorias e nas politicas de currículo para caracterizar dimensões e questões importantes da educação, tornando-se, desse modo, indispensável para a pedagogia, as licenciaturas e os/as estudiosos/as que se debruçam sobre as questões curriculares. Com uma linguagem acessível, dinâmica e agradável, o livro nos faz adentrar e compreender as conversas complicadas e complexas sobre esse disputado território, marcado por relações de poder, resistências, mas também criação de possíveis, como mostra a autora. Todo currículo está diretamente envolvido com um projeto de sociedade, isso porque, como ressalta a autora, a pergunta “o que ensinar?” pode ser respondida de diferentes modos, a partir das diferentes teorias existentes, mas também pode ser respondida pelos/as docentes que fazem conexão entre educação e vida, evidenciando o aspecto incontrolável do currículo. Um motivo a mais para ler a obra é a autora, Marlucy Alves Paraíso, referência importante nos estudos e pesquisas do campo curricular, professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais, docente que ao longo de sua longa trajetória, a partir das diversas discussões sobre currículo, forma professoras/es e trabalha para o alargamento do possível nesse território. Assim, a leitura da obra nos faz percorrer vários espaços, descolocar e conectar com a força dos currículos, para construir um professorar implicado na potência da diferenciação do pensamento e da vida. Portanto, para problematizar, discutir, questionar, estudar, conhecer, aprofundar sobre teorias e políticas de currículo, essa é a obra mais atual, potente e necessária.
Danilo Araújo de Oliveira, professor da Universidade Federal do Maranhão e membro da Associação Brasileira de Currículo