Fechar

Conheça algumas obras sobre Sociolinguística

A Sociolinguística é uma das subáreas da Linguística e estuda a língua em uso no seio das comunidades de fala, voltando a atenção para um tipo de investigação que correlaciona aspectos linguísticos e sociais. Esta ciência se faz presente num espaço interdisciplinar, na fronteira entre língua e sociedade, focali­zando precipuamente os empregos linguísticos concretos, em espe­cial­ os de caráter heterogêneo.

Abaixo um pouquinho do nosso catálogo sociolinguístico, acesse nosso site e conheça todos os demais (site)

Conheça algumas obras sobre sociolinguística

A língua de Eulália: novela sociolinguística
Nossa tradição educacional sempre negou a existência de uma pluralidade de normas linguísticas dentro do universo da língua portuguesa; a própria escola não reconhece que a norma padrão culta é apenas uma das muitas variedades possíveis no uso do português e rejeita de forma intolerante qualquer manifestação linguística diferente, tratando muitas vezes os alunos como “deficientes linguísticos”. Marcos Bagno argumenta que falar diferente não é falar errado e o que pode parecer erro no português não-padrão tem uma explicação lógica, científica (linguística, histórica, sociológica, psicológica). Para explicar essa problemática, o autor reúne então n’ A Língua de Eulália as universitárias Vera, Sílvia e a esperta Emília, que vão passar as férias na chácara da professora Irene. Sempre muito dedicada, Irene se reúne todos os dias com as três professoras do curso primário, transformando suas férias numa espécie de atualização pedagógica, em que as “alunas” reciclam seus conhecimentos linguísticos. Mais do que isso, Irene acaba criando um apoio para que as “meninas” passem a encarar de uma nova maneira as variedades não-padrão da língua portuguesa. A novela flui em diálogos deliciosamente informativos. A Língua de Eulália trata a sociolinguística como ela deve ser tratada: com seriedade, mas sem sisudez.

Conheça algumas obras sobre sociolinguística

Ensino de português e sociolinguística
As orientações oficiais para o ensino de português nas escolas já propõem o reconhecimento e o respeito às variedades linguísticas. Contudo, essas orientações não estão sendo devidamente praticadas. O que vemos é a variação e a diversidade permanecendo estereotipadas e o preconceito linguístico se perpetuando sob o mito de que existe uma única norma. Neste livro, um time de especialistas se reúne para mostrar aos professores como trabalhar em sala de aula a diversidade existente no português brasileiro. Sob o olhar da Sociolinguística, eles fornecem reflexões e sugestões para se construir uma prática pedagógica que respeite e amplie a bagagem comunicativa que os alunos já têm. Obra especialmente escrita para ajudar professores e futuros professores a trabalharem a inclusão das várias línguas que falamos.

Conheça algumas obras sobre sociolinguística

Introdução à sociolinguística: o tratamento da variação
Aborda as diferentes dimensões da Sociolinguística quantitativa. A obra contribui para o conhecimento da estrutura e o funcionamento do português do Brasil e as relações entre língua e sociedade, enfatizando o impacto dessa análise para os problemas do ensino da língua. Organizado por Maria Cecília Mollica e Maria Luiza Braga, ambas da UFRJ, o livro inclui textos de pesquisadores do PEUL, Programa de Estudos do Uso da Língua – grupo de pesquisas pioneiro no tratamento da variação linguística e na formação de bancos de dados com amostras de fala recolhidas segundo a perspectiva laboviana. Neste livro o leitor encontrará tanto discussões teóricas quanto análises empíricas de fenômenos variáveis. Com bibliografia abrangente, exercícios e sugestões de pesquisa, Introdução à Sociolinguística: o tratamento da variação é uma obra inestimável para alunos e professores de Linguística e profissionais de áreas afins.

Manual de sociolinguística
Existe uma única forma de falar “certo”? Nesse caso, qual seria? Costumamos achar que “o outro” fala errado, com sotaque, cantando, esquisito. É bom que todos saibam que existe uma área do saber que estuda essas variações da língua com rigor científico. Trata-se da Sociolinguística. Neste livro, a professora Stella Maris Bortoni-Ricardo, uma das grandes sociolinguistas do país, apresenta ao leitor brasileiro um guia introdutório sobre essa ciência, abrangendo todas as vertentes da Sociolinguística contemporânea, com ênfase nos seus estágios formativos e nas relações entre eles. Com exemplos e exercícios ao fim dos capítulos, a obra foi escrita para todos, mas sobretudo para professores e alunos dos cursos de Letras, em suas diversas habilitações, seja em língua portuguesa ou em línguas estrangeiras. Uma obra que faltava. Um livro indispensável.