Fechar

Confira como foi o bate-papo com o jornalista Maurício Noriega sobre o livro “Os 11 maiores técnicos do futebol brasileiro”

CAPA 11 MAIORES TECNICOS_WEB
Clique na capa para comprar o livro

O portal UOL promoveu um bate-papo com o jornalista Maurício Noriega sobre o livro Os 11 maiores técnicos do futebol brasileiro, publicado recentemente pela Editora Contexto. Confira abaixo:

(03:30:43) Bruno Maia fala para Mauricio Noriega: como foi que teve a ideia de fazer esse livro?

(03:32:24) Mauricio Noriega: Bruno, surgiu de uma conversa sobre um projeto que envolvia o técnico Oswaldo Brandão, com o editor Jaime Pinsky. Daí pintou o livro, que é um projeto base de uma série.

(03:32:30) Isa fala para Mauricio Noriega: Boa tarde Maurício, qual foi o critério de escolha dos 11 técnicos?

(03:33:44) Mauricio Noriega: Isa, tomei como base o ano de 1958, quando a Seleção foi campeã mundial pela primeira vez, e também 1959, que foi o primeiro ano em que houve torneios de âmbito nacional no Brasil. A partir daí fiz uma pesquisa com base na minha opinião e nos técnicos que tiveram períodos de domínio no nosso futebol e criaram, inovaram.

(03:34:18) Bruno Maia fala para Mauricio Noriega: quem são os 11 tecnicos?

(03:35:30) Mauricio Noriega: Oswaldo Brandão, Vicente Feola, o húngaro Bela Gutman, Lula do Santos, Zagallo, Rubens Minelli, Ênio Andrade, Telê Santana, Luxemburgo, Felipão e Muricy.

(03:36:06) Kiko fala para Mauricio Noriega: dos tecnicos em atuaçao hoje, qual voce destaca como o melhor?

(03:36:49) Mauricio Noriega: Hoje, em atividade no Brasil, o técnico que está em melhor momento, para mim, é o Muricy, do São Paulo.

(03:36:55) BobTimão fala para Mauricio Noriega: Considero você um dos melhores comentaristas da imprensa, faço a pergunta do Bruno também adicionando como foi o trabalho de pesquisa para juntar tantas informações?

(03:37:53) Mauricio Noriega: Bob, muito obrigado. Entrevistei cerca de 70 pessoas para o livro, fiz muita pesquisa em jornais, livros, sites, aproveitando algumas viagens de trabalho e material de arquivo meu, de entrevistas que fiz como repórter. Isso durou uns 14 meses, mais ou menos.

(03:38:11) Isa fala para Mauricio Noriega: Qual está sendo a repercussão da escolha dos 11?

(03:38:47) Mauricio Noriega: Felizmente tem sido positiva, Isa. Recebi um telefonema muito legal do Zagallo falando sobre o livro, por exemplo. Mas claro que estou tomando algumas porradas por aí.rsrsrs

(03:38:53) Joana fala para Mauricio Noriega: Sentiu uma dorzinha no peito por deixar alguns excelentes técnicos de fora? Poderia dar alguns exemplos?

(03:39:50) Mauricio Noriega: Uma grande dor, Joana. Deixar de fora grandes técnicos como Tim, Fleitas Solich, Zezé e Aymoré Moreira, Martim Francisco, Parreira, Autuori, não foi nada fácil. Mas tinha que ter um critério.

(03:40:31) Cassiano fala para Mauricio Noriega: Maurício, por que é tão difícil um treinador dar padrão tático á seleção brasileira? A impressão é de um amontoado de jogadores habilidosos tentando resolver a parada sozinhos.

(03:41:25) Mauricio Noriega: Cassiano, o principal motivo é a falta de tempo para treinar. Mas também acho que, muitas vezes, o tempo é mal aproveitado. E concordo contigo, falta padrão mesmo.

(03:41:38) Pesinato fala para Mauricio Noriega: Boa Tarde Maurício…Em 1º lugar parabéns pelo livro….qual sua opinião sobre os técnicos do passado e os atuais?Houve uma evoluçao?

(03:42:42) Mauricio Noriega: Pesinato, muito obrigado. Acho que o futebol mudou. Ficou mais físico, mais dependente dos treinamentos, mas a sabedoria do treinador continua sendo fundamental. E a diferença é que a quantidade de craques diminuiu e é preciso compensar isso com muito treinamento.

(03:42:53) mano fala para Mauricio Noriega: aproveitando o tema do papo e a pergunta do cassiano (alem dos jogos da selecao nesta semana, claro). oq acha do dunga como tecnico?

(03:43:54) Mauricio Noriega: Mano, eu acho que ele é um técinco iniciante, que comete erros como todos nós no início de nossas atividades. Talvez a diferença seja que ele tenha menos vícios que os técnicos mais consagrados. Acho que falta experiência a ele, fundamentalmente.

(03:44:11) cocota fala para Mauricio Noriega: telê é o tecnico mais festejado do país. pq? quais as grandes façanhas dele, mesmo sem ter conseguido conquistar a copa com aquele time fantástico (alias, arrisca um palpite pra tanto azar?)?

(03:45:41) Mauricio Noriega: Cocota, o Telê provou que não era azarado ganhando tudo pelos clubes. Acho que o maior mérito dele era a simplicidade do trabalho e, também, o fato de melhorar os jogadores tecnicamente. Ele realmente ensinava os jogadores a bater na bola, a cabecear etc. Era um professor. É um dos melhores de todos os tempos.

(03:46:08) Senna fala para Mauricio Noriega: Grande Noriega: Já pensa em ampliar em 2ª Edição com outros Técnicos de Futebol que ficaram de fora?Abraços e GOLS do Senna!!!

(03:46:44) Mauricio Noriega: Senna, abraços. Estou pensando em fazer o segundo volume, sim. Felizmente, material não falta.

(03:47:02) maria chuteira fala para Mauricio Noriega: luxemburgo é um tecnico (no minimo) polemico. como foi a inclusao dele na lista (quais motivos) e como tem sido a repercussao dele especificamente?

(03:48:20) Mauricio Noriega: Maria, acho que o Luxemburgo é quase uma unanimidade como grande técnico. Ele é o maior vencedor do atual modelo de Campeonato Brasileiro, tem oito títulos paulistas e já faz 20 anos que está no mercado. Não gerou muita polêmica, apesar de ele ser polêmico.rsrs

(03:48:38) Cassiano fala para Mauricio Noriega: Vc acha que Luxemburgo é um técnico que funciona melhor quando joga contra times brasileiros? Ele sempre enfrenta dificuldades em torneios internacionais. A que vc atribui o fato?

(03:49:53) Mauricio Noriega: É relativo. Ele ganhou uma Copa América e fez um bom trabalho no Real Madri. Difícl afirmar, mas ele não tem se saído bem na Libertadores, por exemplo. Mas é bem informado, sem dúvida.

(03:50:17) Isa fala para Mauricio Noriega: Vi que o livro tem depoimentos de pessoas que trabalharam com os técnicos. Quais foram as pessoas que você entrevistou?

(03:51:24) Mauricio Noriega: Isa, foram Leivinha, Djalma Santos, Dino Sani, Zito, Luxemburgo, Muricy, Falcão, Muller, Alex, Arce e Rogério Ceni.

(03:51:36) maria chuteira fala para Mauricio Noriega: pior que fazer lista de melhores tecnicos seria fazer lista doq? maiores camisas 10, piores goleiros, mais mascarados…????

(03:52:22) Mauricio Noriega: Maria, boa pergunta. Mas eu não gostaria de fazer lista de piores. Acho que existe tanta coisa positiva na vida e no esporte pra gente falar. Prefiro pensar positivamente.

(03:53:02) Senna fala para Mauricio Noriega: Grande Noriega: Como estão as expectativas para a Noite de Autógrafos deste seu 1º Livro aqui em Sampa?Olha que vou fazer uma Grande Cobertura como faço na Internet!Abraços e GOLS!!!

(03:53:59) Mauricio Noriega: Senna, estou muito animado. Convido todos para a noite de autógrafos no dia 27 de abril, uma segunda-feira, a partir das 19 horas, na Livraria Cultura do conjunto nacional, em São Paulo.

(03:54:15) mano fala para Mauricio Noriega: oq forma um bom tecnico? pra ser com tecnico necessariamente é preciso ter sido um bom jogador ou a visao de jogo teorica pode pesar mais?

(03:55:25) Mauricio Noriega: Mano, acho que não é preciso ter sido bom jogador pra ser um bom técnico. Seu xará do Corinthians mostra isso. Parreira idem. Ter jogado ajuda, mas não é fundamental. O fundamental eu acho que é entender o jogo e sua mecânica.

(03:56:14) Pesinato fala para Mauricio Noriega: Mauricio, sou torcedor do PALMEIRAS, gosto do nosso técnico, mas n entendo até hj como ele n deu certo no Real Madrid, continuando por este caminho, tivemos felipao que por ser um exelente técnico tb n conseguiu desenvolver um trabalho no Chelsea….oque vc acha disso?

(03:57:35) Mauricio Noriega: Pesinato, acho que há um preconceito grande dos europeus com os técnicos brasileiros. Eles acham que os técnicos têm que ser como os jogadores, que resolvem tudo na habilidade. Não funciona assim. Felipão no Chelsea eu acho que não deu certo por panelinha dos jogadores. De alguns.

(03:57:50) alice fala para Mauricio Noriega: oi, mauricio! como o atual padrao de jogadores (que primam pelo fisico forte no lugar da leveza e jogadas criativas) influencia nos tecnicos/táticas de hj?

(03:58:45) Mauricio Noriega: Oi, Alice. Acho que sua pergunta foi excelente. O futebol hoje é jogado de acordo com o estilo dos jogadores. Foi e sempre será assim. Hoje eles são mais altos e fortes, portanto o jogo fica mais pesado, duro. Quem tem jogadores fortes e habilidosos leva vantagem.

(03:59:03) Felipe fala para Mauricio Noriega: Dos 11 Técnicos, qual deles você acha o maior de todos?

(04:00:22) Mauricio Noriega: Felipe, entendo que a carreira do Zagallo foi impressionante. Ele marcou o futebol por muito tempo. Pra vc ter uma idéia, foi campeão nacional em 1968 e disputou uma final de Copa em 1998. E a Seleção de 70 foi maravilhosa, moderna.

(04:00:50) Senna fala para Mauricio Noriega: Como você está vendo o grande número de Livros estão saíndo com o Tema de Futebol no Brasil?

(04:02:12) Mauricio Noriega: Acho muito legal isso, Senna. É preciso que a gente leia mais sobre vários assuntos. Ler é muito bom. Sobre futebol pode ser bom, divertido e também educativo.

(04:02:46) SPFC fala para Mauricio Noriega: JA PENSOU EM FAZER UM LIVRO SOBRE OS MAIORES TIMES (CLUBES DO FUTEBOL BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS? QUAL CRITERIO VC ADOTARIA PARA ESCOLHER O TAL?

(04:12:03) Noriega: SPFC, seria um livro interessante. No caso dos clubes, claro que os títulos seriam um critério fundamental.

(04:12:17) ìtalo fala para Mauricio Noriega: Para vc no interior é quem o melhor tecnico?

(04:13:12) Noriega: Interior de São Paulo ou do Brasil? Se formos ver o atual campeonato paulista, o Sérgio Guedes, do Santo André, está muito bem. Foi vice com a Ponte em 2008 e via bem nesta temporada.

(04:13:31) Cassiano fala para Mauricio Noriega: O Felipão às vezes ultrapassa o limite entre a vontade de vencer e a deslealdade, isso desde que treinava o Grêmio. Ou todos os treinadores fazem o mesmo?

(04:14:13) Noriega: Acho que depende muito do momento, Cassiano. Mas realmente o Felipão exagera algumas vezes.

(04:14:25) alice fala para Mauricio Noriega: pq só tem um tecnico gringo na relacao? alias, qual pais vc arriscaria ser o maior formador de bons tecnicos do mundo?

(04:15:36) Noriega: Alice, o gringo é o Bela Gutman. É porque eu entendo que ele teve um papel fundamental no desenvolvimento do nosso futebol quando treinou o São Paulo em 1957. O Brasil e a Argentina formam grandes técnicos, sem dúvida. Itália e Holanda também.

(04:15:51) Fábio Diegues fala para Mauricio Noriega: Olá, Noriega! Você não acha que precisamos de uma união extra campo para valorizar o espetáculo e não os resultados? Fazer uma união entre os comentaristas e jornalistas, por exemplo, e esses começarem a imprimir um novo tipo de análise. Talvez um trabalho de formiguinha, mas alguém precisa salvar o futebol ou vamos começar a ver “rúgbi” daqui alguns anos.

(04:17:05) Noriega: Fábio, toda união sempre é válida. E sempre há o que melhorar. Sobre as análises, é questão muito de gosto, de como acompanhar. Acho que temos bons comentaristas no Brasil. mas sempre é possível melhorar.

(04:17:17) Cassiano fala para Mauricio Noriega: Maurício, vc acha que o Telê enfrentaria sérias dificuldades para ser um grande técnico hoje, visto que não orientava os jogadores a baterem e tinha um estilo muito leal para os padrões atuais?

(04:17:42) Noriega: Cassiano, o Telê jamais enfrentaria dificuldades. Ele seria ótimo em qualquer época.

(04:17:50) joca fala para Mauricio Noriega: boa tarde, mauricio! pensa em lancar outros livros da serie “melhores”? qual seria?

(04:18:21) Noriega: Joca, a idéia é essa. Coisas tipo os 11 maiores goleiros, atacantes, zagueiros etc. Tomara que dê certo.

(04:18:51) Felipe fala para Mauricio Noriega: Noriega desta nova safra de treinadores como o mancini, mano, Renato Gaucho, Dunga, Dorival jr, qual deles você que algum dia possa entrar nesta lista?

(04:19:30) Noriega: Felipe, tomara que eles possam entrar, sim. Precisamos de novos técnicos. Gosto muito do trabalho do Mano, do Dorival e do Nwy Franco.

(04:19:57) Cassiano fala para Mauricio Noriega: O que vc acha da idéia de mudar um pouco as regras no futebol, apenas para coibir um pouco a violência e tornar o jogo melhor para os craques e o público?

(04:21:14) Noriega: Cassiano, tem que ser bem estudado. Eu criaria um número limite de faltas por tempo. Se ultrapassado, daria uma espécie de shoot-out, como havia nos Estados Unidos. O cara tem 30 metros para avançar com a bola e dez segundos pra fazer o gol, por exemplo.

(04:21:19) Senna fala para Mauricio Noriega: Já tem previsões de quais cidades terão o privilégio de ter a sua presença tirando Sampa?

(04:22:18) Noriega: Senna, haverá eventos em Campinas, no Rio e em Porto Alegre, provavelmente.

(04:22:30) ezequiel fala para Noriega: mauricio vc gostaria de ver qual tecnico na seleçao ? se o dunga fosse demitido na sua opiniao?

(04:23:09) Noriega: Acho que Seleção tem de ser momento, Ezequiel. E o melhor do momento no Brasil é o Muricy. Mas envolve política, um monte de coisas.

(04:23:25) Gaydacú fala para Noriega: Oi, queria te perguntar se o Brasil atualmente é o país com mais desenpenho no futebol?

(04:24:10) Noriega: Atualmente o melhor desempenho em futebol de seleções é, sem dúvida, o da Espanha.

(04:25:16) Senna fala para Noriega: E vão não pensa em montar 1 Livro com a Biográfia Oficial do seu Pai o Luiz Noriega?

(04:25:35) Noriega: Senna, é uma ótima idéia e eu adoraria homenagear meu pai com esse livro.

(04:25:54) Químico fala para Noriega: Não colocou o Parreira na lista. Ao meu ver acertadamente. Na sua avaliação, ele teria chances se a lista for ampliada?

(04:27:03) Noriega: Químico, acho que ele é um bom treinador, mas entendo que os que escolhi, na minha visão, tiveram mais impacto no Brasil. No segundo volume entra gente boa, se for publicado, claro.

(04:27:23) Fer fala para Noriega: Vc acha se o muricy pegasse um time sem nomes e super jovem consegueria levar o time?Acho ele bom sim mas no são paulo acho q se le pegasse um time sem base e com a torcida em cima q ele faria!!Acho q ele dançava

(04:27:59) Noriega: Fer, sobre o Muricy, acho que time bom sempre ajuda. Mas ele tem méritos, o time mudou três vezes e ele ganhou três vezes o brasileiro, né?

(04:28:34) Isa fala para Mauricio Noriega: O livro do Brandão sai esse ano? Por que você escolheu escrever sobre ele?

(04:29:04) Noriega: Espero terminá-lo este ano, isa. acho o brandão um personagem maravilhoso, como técnico e como ser humano.

(04:29:23) cabeção do arqui fala para Noriega: Vc aceitaria ser técnico algum dia?

(04:29:44) Noriega: Jamais, amigo marista. Não tenho formação para isso. Cada um no seu quadrado, como diz a música. rsrsrs

(04:30:16) Sergio Molina fala para Noriega: Noriega, muitos citam os nomes de Vanderlei Luxemburgo e Muricy Ramalho como substitutos de Dunga em uma possível queda dele no cargo. Caso nenhum desses dois aceitassem um convite da CBF, que nome você poderia sugerir? Um abraço e obrigado.

(04:31:02) Noriega: Sérgio, difícil sugerir. Mais como análise, acho o Paulo Autuori um excelente treinador, porque parece que o Felipão não quer no momento. Abs

(04:31:21) Palmeiras sempre fala para Noriega: Nori, vc acha que se o Dunga tivesse pego um clube brasileiro para treinar antes de pegar a seleção, ele teria resultados melhores?

(04:31:55) Noriega: Palmeirense, complicado a gente falar se daria certo ou não. Mas acho que ele deveria começar por um clube, nunca pela Seleção.

(04:32:07) tito fala para Noriega: Assim como tem escola de árbitros, escolinha de futebol, etc. Você acredita que vingaria uma escola de técnicos ?

(04:32:47) Noriega: Existem escolas de técnicos,cursos. Não sei se todos são qualificados. Já conheci alguns bem ruinzinhos.

(04:33:05) ezequiel fala para Noriega: noriega vc escreveria um livro do ronaldo ? ele e o grande exemplo de superaçao?

(04:33:57) Noriega: Ezequiel, seria uma história muito boa de se contar. Mas já escreveram livros sobre ele. Sem dúvida é uma história ótima de superação e, também, de problema para lidar com a fama e a riqueza precoces.

(04:34:28) Senna fala para Mauricio Noriega: Grande Noriega: Você teve inspiração neste seu Livro dos Técnicos de Futebol do Brasil em algum Livro Internacional?

(04:35:29) Noriega: Senna, na verdade não. Nunca vi um livro desse tipo,pra dizer a verdade. Mas existem livros com títulos como os dez mais etc. Nunca gostei de listas, mas acho que vou mudar de opinião.rsrsr

(04:35:35) Isa fala para Mauricio Noriega: Você já tem outro projeto engatilhado?

(04:36:18) Noriega: Isa, por enquanto apenas terminar o livro do Brandão. Quem sabe em breve teremos novidades.

(04:37:36) Noriega: Amigos do UOL, foi um prazer bater esse papo com vocês. Agradeço as perguntas e a oportunidade. Daqui a pouco comento Oeste x Palmerias, pelo SprTV. E convido todos para o coquetel de lançamento do livro, em 27 de abril, na Livraria Cultura do Conjunto Nacionoal, em São Paulo.

(04:37:36) Moderadora/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Maurício Noriega e de todos os internautas. Até o próximo!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.