Muito se ouve falar de Coesão Textual e de Coerência Textual. Mas afinal, o que é isso?
Para que um texto tenha o seu sentido completo, ou seja, transmita a mensagem pretendida, é necessário que esteja coerente e coeso. Na construção de um texto, assim como na fala, usamos mecanismos para garantir ao interlocutor a compreensão do que é dito ou lido.
Em resumo, podemos dizer que a COESÃO trata da conexão harmoniosa entre as partes do texto, do parágrafo, da frase. Ela permite a ligação entre as palavras e frases, fazendo com que um dê sequência lógica ao outro. A COERÊNCIA é a relação lógica entre as ideias, fazendo com que umas complementem as outras, não se contradigam e formem um todo significativo que é o texto.
Coesão Textual
Quando falamos de COESÃO textual, falamos a respeito dos mecanismos linguísticos que permitem uma sequência lógico-semântica entre as partes de um texto, sejam elas palavras, frases, parágrafos, etc. Entre os elementos que garantem a coesão de um texto, temos:
Referências e reiterações: este tipo de coesão acontece quando um termo faz referência a outro dentro do texto, quando reitera algo que já foi dito antes ou quando uma palavra é substituída por outra que possui com ela alguma relação semântica. Alguns destes termos só podem ser compreendidos mediante estas relações com outros termos do texto, como é o caso da anáfora e da catáfora.
Substituições lexicais: este tipo de coesão acontece quando um termo é substituído por outro dentro do texto, estabelecendo com ele uma relação de sinonímia, antonímia, hiponímia ou hiperonímia, ou mesmo quando há a repetição da mesma unidade lexical (mesma palavra).
Conectores: estes elementos coesivos estabelecem as relações de dependência e ligação entre os termos, ou seja, são conjunções, preposições e advérbios conectivos.
Correlação dos verbos (coesão temporal e aspectual): consiste na correta utilização dos tempos verbais, ordenando assim os acontecimentos de uma forma lógica e linear, que irá permitir a compreensão da sequência dos mesmos.
Coerência Textual
Quando falamos em COERÊNCIA textual, falamos acerca da significação do texto, e não mais dos elementos estruturais que o compõem. Um texto pode estar perfeitamente coeso, porém incoerente. É o caso do exemplo abaixo:
“As ruas estão molhadas porque não choveu”
Há elementos coesivos no texto acima, como a conjunção, a sequência lógica dos verbos, enfim, do ponto de vista da COESÃO, o texto não tem nenhum problema. Contudo, ao ler o que diz o texto, percebemos facilmente que há uma incoerência, pois se as ruas estão molhadas, é porque alguém molhou, ou a chuva, ou algum outro evento. Não ter chovido não é o motivo de as ruas estarem molhadas. O texto está incoerente.
Podemos entender melhor a coerência compreendendo os seus três princípios básicos:
Princípio da Não Contradição: em um texto não se pode ter situações ou ideias que se contradizem entre si, ou seja, que quebram a lógica.
Princípio da Não Tautologia: Tautologia é um vício de linguagem que consiste n a repetição de alguma ideia, utilizando palavras diferentes. Um texto coerente precisa transmitir alguma informação, mas quando hárepetição excessiva de palavras ou termos, o texto corre o risco de não conseguir transmitir a informação. Caso ele não construa uma informação ou mensagem completa, então ele será incoerente
Princípio da Relevância: Fragmentos de textos que falam de assuntos diferentes, e que não se relacionam entre si, acabam tornando o texto incoerente, mesmo que suas partes contenham certa coerência individual. Sendo assim, a representação de ideias ou fatos não relacionados entre si, fere o princípio da relevância, e trazem incoerência ao texto.
Fontes:
http://www.infoescola.com/redacao/coesao-e-coerencia-textual/
http://www.mundovestibular.com.br/articles/2586/1/COESAO-E-COERENCIA-TEXTUAL/Paacutegina1.html
Adorei o texto, com ele consegui compreender melhor as diferenças entre coesão e coerência!
Oi, Ana! Que bom que gostou da nossa publicação.
Continue acompanhando nossas postagens, sempre um conteúdo relevante.
Desejamos ótimas leituras sempre para você, abraços!
maravilhoso esse texto
Que bom que gostou, Mauro!
Continue acompanhando nossas postagens, sempre um conteúdo relevante.
Desejamos ótimas leituras sempre para você, abraços!
Um ótimo conteúdo!
Muito bom texto, excelente.
Que bom que gostou, Juan!
ótimas leituras sempre para você, abraços!
DIANTE DE TODO O TEXTO DA DISCIPLINA FICA ESCLARECIDO VARIAS DUVIDAS, GOSTEI, MUITO APROVEITADOR.
Que bom que gostou, Ana Maria.
Desejamos ótimas leituras sempre!
abraços.
Amei o conteúdo muito bom mesmo,linguagem clara o que me fez entender tudo que precisava sobre o assunto.
Que ótimo, Francis!
Que bom que conseguimos ajudar, desejamos ótimas leituras sempre.
abraços!
Ótima matéria. Esclareceu alguns pontos que estava precisando. Obrigada.
muito bom !
Bem esclarecedor.
Agradecemos o comentário, Marlene!!
Desejamos que tenha boas leituras sempre!
ainda não entendir ,mais vou seguir estudando para entender
Agradecemos o comentário, Ariane!!
Com bastante empenho nos estudos vai entender sim.
Boas leituras sempre!
Muito bom
Agradecemos o comentário, Fabiano!!
Boas leituras sempre!
Muito bom
Boa noite!
Muito bom o texto!
Gostei de saber da Tautologia… Muito boa a informação. Melhor ainda sobre coesão e coerência.
não entendi mas vou continuar praticando
#LEGAL !!!!!!!!
Parabéns a quem fez .
Massa esse cite
muito bom
Ótimo texto! Me ajudou bastante.