Fechar

Café Contexto – História da América Latina

Em nosso segundo encontro do ciclo temático História na universidade o Café Contexto recebeu a professora livre-docente da USP Gariela Pellegrino, autora do livro História da América Latina, em parceria com Maria Ligia Prado.

O Café Contexto é um espaço para encontros e conversas com nossos autores. As lives são divulgadas e transmitidas em nossas redes sociais. Nossos encontros vão ocorrer sempre as terças-feiras, às 16h, sendo semanas alternadas entre Linguística e História. Nos acompanhe por lá para saber das próximas edições.

Se quiser saber mais sobre o assunto, conheça o livro. 😉

Café Contexto – História da América Latina

Os brasileiros, de modo geral, conhecem muito pouco sobre a rica e complexa História da América Latina. E isso acontece ainda que o país faça parte dessa região e que nossa história corra paralela à dos nossos vizinhos – desde a colonização ibérica, passando pela concomitância das independências políticas e da formação dos Estados nacionais, chegando aos temas do século XX (como a simultaneidade das ditaduras civis-militares). Daí a importância desta obra, que começa seu percurso com a crise dos domínios coloniais na América, passa pela construção de identidades e investiga educação, cidadania, cultura e política. Escrito com linguagem fluente por duas professoras da Universidade de São Paulo com relevantes estudos sobre a América Latina, o livro oferece aos leitores uma proximidade inédita com nossos vizinhos. Isso nos ajuda a pensar também sobre as questões do presente e entender as viscerais ligações históricas entre o Brasil e os demais países latino-americanos.


Gabriela Pellegrino é professora de História da América Independente da USP e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Social da mesma universidade. É especialista em diversos temas de História política e cultural da América Latina dos séculos XIX e XX. Pela Contexto, é coautora do livro História da América Latina.