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Alfabetização e Letramento do Deficiente Intelectual

Por Rosângela Alcântara

O livro Como alfabetizar e letrar o deficiente intelectual é voltado para professores dos anos iniciais do ensino fundamental e, como sugere seu título, ressalta a importância de alfabetizar e letrar o aluno com deficiência intelectual (DI) através de práticas e recursos diversificados de ensino em um ambiente escolar colaborativo e prazeroso.

Por meio das práticas descritas no livro, o professor pode auxiliar o estudante a desenvolver suas habilidades de leitura, escrita e compreensão do mundo. Quando o professor, em sala de alfabetização, trabalha com estratégias de ensino adequadas, o aluno consegue aprender a se comunicar melhor, entender informações importantes e participar mais ativamente da sociedade.

Além disso, a alfabetização e o letramento dão maior autonomia ao aluno, fazendo com que ele se sinta mais confiante e capaz de realizar tarefas do dia a dia, como ler um rótulo, entender instruções ou escrever mensagens. Assim, o papel do professor é essencial para garantir que os alunos com deficiência intelectual tenham acesso ao conhecimento e possam alcançar seu potencial máximo, respeitando suas necessidades e particularidades.

Alfabetização e Letramento do Deficiente Intelectual

O livro destaca ainda a necessidade de um olhar diferenciado do professor em relação aos seguintes pontos:

Ao alfabetizar e letrar alunos com deficiência intelectual, o professor garante que eles tenham acesso aos mesmos conhecimentos e oportunidades que os demais estudantes, promovendo assim a inclusão social e educacional, ajudando a reduzir desigualdades e a valorizar a diversidade.

A alfabetização e o letramento são essenciais para que o aluno possa compreender o mundo ao seu redor, comunicar-se melhor e realizar tarefas de forma mais independente, aumentando, assim, sua autonomia e autoestima.

O processo de aprender a ler e escrever estimula várias áreas do cérebro, além de promover habilidades sociais, como a interação com os colegas e professores. Para alunos com deficiência intelectual, essas atividades podem ajudar a desenvolver habilidades de atenção, memória e compreensão, essenciais para o seu crescimento pleno.

O professor também precisa adaptar suas estratégias de ensino às necessidades específicas de cada aluno, usando recursos, metodologias e ritmos diferentes. Essa atenção personalizada garante que o aluno com deficiência intelectual possa aprender de forma efetiva, respeitando seu ritmo e possibilidades.

Ao aprender a ler e escrever, o aluno passa a fazer parte do universo da cultura letrada, podendo acessar informações, participar de atividades culturais, entender as regras sociais e exercer seus direitos de forma mais consciente.

Então, a alfabetização e o letramento são passos importantes para que o aluno com deficiência intelectual possa exercer sua cidadania e participar de atividades sociais com mais autonomia e segurança. Ao ler o livro, os professores podem refletir sobre esses pontos e sobre suas práticas pedagógicas, bem como adotar os recursos e estratégias sugeridos para estabelecer uma aprendizagem efetiva, lúdica e colaborativa para os alunos com deficiência intelectual em salas de alfabetização.


Rosângela Alcântara possui graduação em Pedagogia, pós-graduação em Psicopedagogia e em Educação Especial: Deficiência Intelectual. Tem larga experiência atuando como professora de educação infantil e ensino fundamental, trabalhando com alfabetização em salas de inclusão no ensino regular.

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