Fechar

7 obras essenciais para fãs de romances históricos

O mundo já passou por diversas guerras, revoluções, conflitos regionais e desastres de todos os tipos. Acontecimentos como esses, com escala global, são contados em livros, filmes, séries e até mesmo em desenhos animados. Muitos devem se lembrar do desenho dos Estúdios Disney A face do Führer, que mostra o Pato Donald vivendo na Alemanha Nazista, onde é forçado a trabalhar em uma fábrica de produção de armamento bélico e reverenciar imagens do Führer Adolf Hitler.

Mas tão impactantes quanto suas histórias são as narrativas de pessoas comuns que as viveram. Se você já assistiu ao filme Titanic sabe do que estou falando. O Titanic foi pensado para ser um dos maiores, mais luxuosos e mais seguros navios construídos de sua época, gerando lendas de que era supostamente “inafundável”. Porém, em sua viagem inaugural da Inglaterra para os Estados Unidos, colidiu com um iceberg, o que resultou na morte de milhares de pessoas. Mas foi o romance fictício entre Jack e Rose que chamou atenção para esse terrível incidente e fez com que a história fosse por anos a mais rentável do cinema.

Esse é o intuito do romance histórico, misturar história com ficção, ou seja, relacionar uma narrativa ficcional com fatos reais, de modo que acontecimentos, costumes e personagens sejam reconstruídos de acordo com fontes históricas.

Se você curte esse tipo de livro, aqui vão 7 obras essenciais que você não pode deixar de ler!

O primeiro livro da lista é especial porque está completando 25 anos de seu lançamento e acaba de ganhar uma edição comemorativa limitada.

Portões de Fogo: um romance épico sobre Leônidas e os 300 de Esparta, de Steven Pressfield

Editora: Contexto
Cenário: 480 a.C. | Grécia Antiga

O rei Xerxes comanda 2 milhões de homens do Império Persa para invadir e submeter a Grécia. Em uma ação suicida, uma pequena tropa de 300 temerários espartanos e seus aliados seguem para o desfiladeiro das Termópilas para impedir o avanço inimigo. Eles conseguem conter, durante sete dias sangrentos, as tropas invasoras. No fim, com suas armas estraçalhadas, arruinadas na matança, lutam “com mãos vazias e dentes” até finalmente serem mortos. Relatados diretamente ao rei pelo único sobrevivente grego, os fatos são apresentados ao leitor de maneira vívida e envolvente. Mais do que somente com a batalha, o leitor entra em contato direto com o modo de vida desses antigos guerreiros, sua rotina, seus valores, sua coragem, seus ideais.

A edição de 25 anos tem novo projeto gráfico, capa dura e conteúdos extras, como um prefácio escrito pelo autor especialmente para a versão brasileira e uma compilação de capas publicadas em outros países. Garanta a sua aqui.

O lado mais distante do mundo — Série Mestre Dos Mares, de Patrick O’Brian

Editora: Record
Cenário: início do século XIX | Guerras Napoleônicas

Considerada por muitos uma das maiores séries de romances históricos já escritas, essa é a primeira aventura do capitão Jack Aubrey e o médico Stephen Maturin, cirurgião de bordo.
O ano é 1812 e a Grã-Bretanha está envolvida em um conflito contra suas ex-colônias americanas. O HMS Surprise, velho navio comandado por Jack Aubrey, barco prestes a se aposentar, recebe uma última missão: encontrar e destruir o Norfolk, embarcação norte-americana que ameaça toda a indústria baleeira inglesa.

Queda de gigantes — Trilogia O Século, de Ken Follett

Editora: Arqueiro
Cenário: início do século XX | Primeira Guerra Mundial, Revolução Russa

Cinco famílias, cinco países e cinco destinos marcados por um período dramático da história. Queda de gigantes começa no despertar do século XX, quando ventos de mudança ameaçam o frágil equilíbrio de forças existentes — as potências da Europa estão prestes a entrar em guerra, os trabalhadores não aguentam mais ser explorados pela aristocracia e as mulheres clamam por seus direitos.
De maneira brilhante, Follett constrói sua trama entrelaçando as vidas de personagens fictícios e reais, como o rei Jorge V, o Kaiser Guilherme, o presidente Woodrow Wilson, o parlamentar Winston Churchill e os revolucionários Lênin e Trótski. O resultado é uma envolvente lição de História, contada da perspectiva das pessoas comuns, que lutaram nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial, ajudaram a fazer a Revolução Russa e tornaram real o sonho do sufrágio feminino.

O físico: A epopeia de um médico medieval — Trilogia Dr. Robert Cole, de Noah Gordon

Editora: Rocco
Cenário: século XI | Inglaterra medieval

Eleito um dos livros mais amados de todos os tempos na Madrid Book Fair, O físico conta a história do filho mais velho de um carpinteiro na Inglaterra medieval, Robert Jeremy Cole. Ao tornar-se órfão, Cole passa a acompanhar um cirurgião de métodos duvidosos e acaba descobrindo um extraordinário dom: a habilidade de prever a morte.
Em suas andanças, Cole terá que fazer malabarismo — literalmente — e lutar com um filhote de urso para entreter uma plateia. Mas é o encontro com o médico Merlin (o nome parece familiar?), que provoca uma mudança no rumo de sua vida, lançando-o em uma aventura no Oriente. A descoberta da medicina na Pérsia será, mais do que uma provação, o início de uma tradição que perdurará por gerações na família Cole.

A amiga de Leonardo da Vinci, de Antonio Cavanillas de Blas

Editora: Contexto
Cenário: século XV | Itália renascentista

Quem teria sido a mulher retratada por Leonardo da Vinci em um dos quadros mais impressionantes da História da Arte? Este livro é o relato de uma mulher extraordinária, Cecília Gallerani, poetisa admirada nas cortes por sua inteligência e beleza, que teve a coragem de desprezar um casamento arranjado, tornou-se amante do poderoso duque de Milão, teve contato com reis, nobres, artistas, religiosos e inventores, presenciou ascensão e queda de reinos. A saga única de uma mulher livre em plena Itália renascentista.

Orgulho e preconceito, de Jane Austen

Cenário: fim do século XVIII | Inglaterra

Orgulho e preconceito é o livro mais famoso de Jane Austen e possui uma série de personagens inesquecíveis, um enredo memorável e uma das mais célebres frases da literatura inglesa: “É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro e muito rico deve precisar de uma esposa”. Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroína irresistível e seu pretendente aristocrático, o sr. Darcy. Nesse livro, aspectos diferentes são abordados: orgulho encontra preconceito, ascendência social confronta desprezo social, equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo. Porém, muitos desses aspectos da trama levam os personagens ao autoconhecimento e ao amor.

Guerra e paz, de Liev Tolstói

Editora: Companhia das Letras
Cenário: século XIX | Guerras Napoleônicas na Rússia

Guerra e paz é uma das obras mais volumosas da história da literatura universal. Ao acompanhar o percurso de cinco famílias aristocráticas russas no período de 1805 a 1820, Tolstói narra a marcha das tropas napoleônicas e seu impacto brutal sobre a vida de centenas de personagens. Em meio a cenas de batalha, bailes da alta sociedade e intrigas veladas, destacam-se as figuras memoráveis dos irmãos Nikolai e Natacha Rostóv, do príncipe Andrei Bolkónski e de Pierre Bezúkhov, filho ilegítimo de um conde, cuja busca espiritual serve como espécie de fio condutor e o torna uma das mais complexas personalidades da literatura do século XIX. Ao descrever o cotidiano e os grandes acontecimentos que se sucederam à invasão de Napoleão em 1812, Tolstói retrata uma Rússia magistral, imponente e, sobretudo, profundamente humana.

EXTRA:
O menino do pijama listrado, de John Boyne

Editora: Seguinte
Cenário: Segunda Guerra Mundial, Holocausto | Alemanha Nazista, Polônia

“Intenso e perturbador […] pode-se tornar uma introdução tão memorável ao tema como O diário de Anne Frank foi em sua época.” — USA Today

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças, Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. Bruno e seu amigo Shmuel, vivem diversas aventuras juntos, com um final que surpreende até para os mais preparados.

Quantos dessa lista você já leu? Deixe nos comentários o que você achou. :)

¡Hasta pronto!


Franciéle Batista é formada em Administração com ênfase em Comércio Exterior e pós-graduada em Marketing e Comunicação. Trabalha no mercado editorial desde 2010 e, além da paixão por livros e viagens, adora passar o tempo livre assistindo a uma boa série/filme, ouvindo música e treinando o seu espanhol.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.