Fechar

5 fatos cruéis sobre a ditadura Pinochet

Tortura, canibalismo e assassinatos: 5 fatos cruéis sobre a ditadura Pinochet. Instituído em 1973, o regime militar no Chile foi responsável por diversos casos perturbadores contra opositores

5 fatos cruéis sobre a ditadura Pinochet
Augusto Pinochet em aparição pública – Getty Images

O ex-líder do Chile, Augusto Pinochet foi responsável por instaurar o regime militar em seu governo, durante os anos de 1973 e 1990. Conhecido pelas atrocidades deste período, Pinochet ordenou a execução de milhares de pessoas e torturou outras dezenas de milhares.

Conheça 5 fatos sobre a ditadura do ex-líder chileno:

1. Pinochet transformou a capital do Chile em um campo de tortura
Após o golpe, tropas invadiram casas em busca de simpatizantes da esquerda. Estudantes, escritores, católicos, indígenas e trabalhadores sindicais foram enviados para os centros de tortura, localizados em Santiago. Mais de 60 desses locais operavam 24 horas por dia, na região metropolitana, sendo considerado um grande campo de concentração.

2. Pinochet mandou executar seus amigos mais próximos
Durante o golpe de Estado de 11 de setembro de 1973, Salvador Allende teve a casa bombardeada pelos militares. Já o ministro da defesa e ex-aliado, José Toha foi preso e torturado até a morte, logo após o golpe. A traição chocou a todos, mas era apenas o começo de uma série de crimes estabelecidos pelo regime militar.  

3. Suas forças realizaram um ataque terrorista em Washington, nos Estados Unidos
Em 1976, Orlando Letelier, ex-ministro do governo deposto de Allende, foi atacado a mando de Pinochet nos Estados Unidos, onde exercia cargos acadêmicos. Uma bomba explodiu seu carro enquanto dirigia pelo centro de Washington. Durante o impacto, o corpo de Letelier foi rasgado em pedaços.

4. Pinochet inspirou diversos ditadore na América Latina
Em seu aniversário de 60 anos, o ditador convidou representantes da Argentina, Paraguai, Brasil, Bolívia e Uruguai para visitar Santiago. Durante a comemoração, em 1975 revelou a Operação Condor, que lhe permitiu perseguir e matar opositores. Mais de 80 mil militantes da esquerda foram cruelmente assassinados, com o total apoio do governo norte-americano.

5. Aclamado como herói
Mesmo sendo responsável por diversos casos de tortura, canibalismo e abuso sexual, Pinochet é aclamado no Chile e em outros países. Durante seu enterro, 60 mil pessoas choraram, lamentando sua morte. Alguns simpatizantes ainda afirmam que o general salvou a economia chilena, sendo assim venerado como herói.  

Fonte: Aventuras na História