Fechar

3 de outubro (1990) | Dia da Unidade Alemã

Em 3 de outubro de 1990, a República Democrática Alemã (RDA) oficialmente aderiu à República Federal da Alemanha (RFA) – estava formalizada a Reunificação. Desde então, o povo alemão comemora o Dia da Unidade Alemã como seu feriado nacional.

As duas cópias do acordo da reunificação nos arquivos do Ministério das Relações Exteriores em Berlim.

Uma escolha alternativa era o dia da queda do Muro de Berlim – 9 de novembro de 1989 – que coincide com o aniversário da proclamação da República Alemã em 1918 e com a fracassada primeira tentativa de Golpe de Estado de Adolf Hitler (o Putsch da Cervejaria) em 1923. No entanto, essa data também coincide com o aniversário do primeiro pogrom nazista contra os Judeus (a Noite dos Cristais) em 1938, pelo que a data foi considerada inapropriada como um feriado nacional. Assim, o dia da reunificação formal – 3 de outubro de 1990 – foi o escolhido.

Antes da reunificação, na Alemanha Ocidental o “Dia da Unidade” era celebrado a 17 de junho, em memória da falhada Revolta de 1953 na Alemanha Oriental contra o regime estalinista. A revolta foi esmagada com a ajuda soviética e estima-se que o número de mortes tenha ultrapassado as 100 pessoas. Por outro lado, o feriado nacional da Alemanha Oriental – o “Dia da República” era celebrado a 7 de outubro, em comemoração da fundação do país em 1949.

Fonte: Wikipedia