Fechar

27 de setembro (1953) | Fundação da TV Record, emissora mais antiga em atividade no país

Sandra Amaral durante a inauguração da emissora em 1953.

No dia 27 de setembro de 1953, às 20 horas, entrava no ar a TV Record, no canal 7. Atualmente, a emissora é a mais antiga em atividade no país e também a segunda rede em faturamento e audiência do Brasil. Quando foi fundada, o dono da emissora era Paulo Machado de Carvalho, advogado, comunicador e empresário, considerado o maior responsável “fora de campo” pelas conquistas das Copas do Mundo de 1958 e de 1962. Em meados dos anos 70, metade do canal foi vendido ao empresário e apresentador Silvio Santos, enquanto a emissora regredia financeiramente e chegando a um estado de pré-falência no final da década de 1980. Em 1989, a TV Record foi comprada foi Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus.

A sua criação remonta à chegada da televisão no Brasil, quando Machado de Carvalho se interessou pelo novo meio de comunicação e quis ampliar seu conglomerado midiático (que incluía diversas estações de rádio) para a TV, que era a grande novidade no começo dos anos 50. Paulo, então, entrou com um pedido para operar uma estação de televisão na cidade de São Paulo, o que lhe foi concedido em novembro de 1950, pouco tempo depois da pioneira TV Tupi entrar no ar.

Primeiro logotipo: a rosa-dos-ventos usada em 1953.

No dia de sua estreia, a primeira imagem a ser exibida pela emissora, o casal de artistas Blota Júnior e Sônia Ribeiro desceram uma escadaria e anunciaram o lançamento da Record. Após Blota realizar um discurso, iniciou-se um espetáculo com Dorival Caymmi, Inezita Barroso, Adoniran Barbosa, Isaura Garcia, Pagano Sobrinho, Randal Juliano, a orquestra de Enrico Simonetti e vários dançarinos. Esta atração musical foi apresentada por Sandra Amaral e Hélio Ansaldo. Nos primeiros anos, além da música, a Record investiu em esporte e em entretenimento.

Em 18 de setembro de 1955, aniversário de 5 anos da televisão brasileira, a Record tornou-se a primeira emissora brasileira a realizar uma transmissão externa de um jogo de futebol, a partida jogada no Estádio Vila Belmiro e exibida pela emissora foi entre Santos, que venceu por 3 a 1 o Palmeiras.

Paulo Machado de Carvalho e Silvio Santos passaram administrar juntos a TV Record na década de 1970.

Nos anos 90, a venda para Edir Macedo e a mudança do controle acionário da emissora, trouxe grande ampliação na programação e manteve o jornalismo como carro-chefe. Os novos diretores da estação, juntamente com Macedo, decidiram continuar mantendo as atividades comerciais da emissora, mas exibe algumas atrações de teor evangélico, principalmente no horário da madrugada.

O negócio originou a criação da Central Record de Comunicação (atual Grupo Record), que se tornou o principal conglomerado midiático controlado pelo próprio Macedo que hoje inclui, além das próprias TV e Rádio Record, o portal R7, Record Entretenimento, Record News, dentre outros.

Com sede atual no bairro Barra Funda, em São Paulo, a empresa conta com afiliadas por todo o Brasil e a Record Internacional, com transmissão para 150 países. A empresa também possui um centro de Teledramaturgia no bairro Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.


Fonte: Seu History / Wikipedia