No dia 1º de setembro de 1939 tinha início a Segunda Guerra Mundial, com a invasão da Polônia, sem declaração de guerra, pelo exército da Alemanha nazista. O principal objetivo de Hitler com este ato era reconquistar os territórios perdidos na Primeira Guerra Mundial e também expandir o território alemão. O ataque começou às 4h45 da madrugada, quando os canhões do cruzador alemão SMS Schleswig-Holstein abriram fogo contra os poloneses em Westerplatte, na cidade hoje chamada de Gdansk.
Os alemães utilizaram 60 divisões, das quais 10 eram blindadas e motorizadas, e mais 1,6 mil aviões contra a tropa polonesa de 50 divisões, surpreendida em plena mobilização.
Em 17 de setembro, o Exercito Vermelho inicia seu ataque contra a Polônia, tornando efetivo o acordo Ribbentrop-Molotov (tratado de não-agressão), que definia: 10 anos de paz entre Alemanha e a União Soviética, a partilha da Polônia entre as duas nações e o estabelecimento de zonas de influência: A Lituânia para a Alemanha, a Finlândia, a Estônia, a Letônia e a Bessarábia para a URSS.
Enquanto a URSS anexa a parte oriental da Polônia, a Alemanha retoma a fronteira de 1913 e estabelece seu protetorado sobre o “governo geral de Varsóvia”.
Em 5 de outubro, as últimas tropas polonesas entregam as armas. A campanha da Polônia constitui uma fragorosa demonstração da nova Blitzkrieg (guerra-relâmpago). As perdas polonesas se elevam a 66 mil mortos, 200 mil feridos e 700 mil prisioneiros, enquanto o exército alemão não teve mais que 10,5 mil mortos, 30 mil feridos e 3,5 mil desaparecidos.
A Grã-Bretanha e a França se declaram em estado de guerra contra a Alemanha em 3 de setembro de 1939, mas nada fizeram para socorrer a Polônia e se limitaram a formar uma linha defensiva para enfrentar um possível ataque alemão. Era o começo do maior conflito armado de todos os tempos, com a participação de todas as superpotências mundiais e que só se encerraria em 1945.
A Guerra, que contou com holocausto e bombas atômicas, terminou com a vitória dos Aliados sobre os países do Eixo e aproximadamente 17 milhões de civis mortos. Seu resultado foi determinante para várias mudanças na geopolítica mundial.
Assista ao vídeo abaixo, feito por Felipe Dideus, falando um pouco sobre a guerra:
(Caso o vídeo não apareça, veja diretamente no Youtube)
Fontes:
- History
- Trechos de um capítulo do livro Segunda Guerra Mundial: história e estratégias, escrito por Philippe Masson e publicado pela Editora Contexto.