Fechar
19 de Julho | Dia Nacional do Futebol

19 de Julho | Dia Nacional do Futebol

Conheça o PACOTE “OS MAIORES DO FUTEBOL BRASILEIRO” – 7 livros com 50% de desconto + 1 livro grátis

Hoje é celebrado, no Brasil, o Dia Nacional do Futebol. A data foi escolhida pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1976, em homenagem ao time mais antigo do país em atividade, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, fundado no dia 19 de julho de 1900 pelo estudante alemão Johannes Minnemann.

O futebol, jogado como atualmente, foi criado na Inglaterra em meados do século XIX. A história oficial diz que o esporte chegou no país em 1894, quando o estudante Charles Miller, considerado o “pai do futebol brasileiro”, voltou da Europa com duas bolas de futebol na bagagem. Foi apenas no ano seguinte que Miller conseguiu marcar sua primeira partida de futebol, realizada em São Paulo. No dia 14 de abril, os funcionários da San Paulo Railway derrotaram a equipe do San Paulo Gas Company pelo placar de 4 a 2. As equipes eram formadas por ingleses radicados em São Paulo.

Apesar de essa ser a primeira partida oficialmente registrada, existem relatos de outros jogos, disputados anteriormente. Em 1878, teria acontecido uma partida de exibição para a Princesa Isabel. Registros indicam que oito anos depois, o Colégio Anchieta, de Nova Friburgo, realizava partidas frequentes de futebol, por influência de padres jesuítas. Há ainda registros de partidas no Rio de Janeiro e no Pará anteriores à chegada de Charles Miller no país.

Independentemente da história da origem do futebol, sabe-se que, nos anos seguintes, começaram a surgir os primeiros campeonatos estaduais de futebol. O primeiro foi o paulista, em 1902, seguido pelo baiano, em 1905, e pelo carioca, em 1906. Os primeiros campeonatos interestaduais foram as Taças Ioduran de 1917 e 1919, envolvendo times paulistas e cariocas. No ano seguinte, o Grêmio, campeão gaúcho, participou do primeiro Torneio dos Campeões. O segundo só viria a ser disputado em 1937, com a participação de times do Espírito Santo (Rio Branco), Minas Gerais (Atlético-MG), São Paulo (Portuguesa) e Rio de Janeiro (Fluminense).

A Seleção Brasileira viria a ser criada em 1914, no Rio de Janeiro. Única a participar de todas as edições da Copa do Mundo, fez sua estreia no mundial de 1930, no Uruguai, quando terminou em sexto lugar. A primeira final foi no campeonato de 1950, quando foi derrotado pelo Uruguai em pleno Maracanã. O Brasil ganhou os mundiais de 1958 (Suécia), 1962 (Chile), 1970 (México), 1994 (Estados Unidos) e 2002 (Coreia e Japão), sendo a única seleção penta-campeã da Copa do Mundo.

Fonte: Globo Cidadania