A variação linguística constitui um fenômeno natural em qualquer língua; porém, tal fato não é compreendido pela grande maioria da população brasileira, que acredita ser a língua do Brasil um objeto homogêneo, inflexível. Isso é discutido por Faraco (2008), ao comentar a proposta de uma pedagogia da variação:
Se, como resultado da intervenção dos linguistas, o tema da variação acabou incorporado pelo discurso pedagógico, podemos dizer que não conseguimos ainda construir uma pedagogia adequada a essa área. Talvez porque não tenhamos ainda, como sociedade, discutido suficientemente, no espaço público, nossa heterogênea realidade linguística, nem a violência simbólica que a atravessa. (2008: 177)
No meio escolar, na maioria das vezes, a diversidade da língua é também ignorada, pois falta preparo teórico-metodológico para o professor lidar com um fenômeno comum, não aceito, entretanto, pela sociedade. Dada tal situação, é crucial uma alteração na tarefa do profissional que lida didaticamente com a língua portuguesa no Brasil, uma vez que os estudos sobre a diversidade linguística brasileira já avançaram consideravelmente.
Este livro foi idealizado com o propósito de proporcionar a aproximação entre os estudos realizados no âmbito da Sociolinguística Educacional e a realidade escolar. Assim, buscamos oferecer subsídios aos professores de Língua Portuguesa a partir de propostas adequadas ao estudo da língua em seus diversificados matizes. Trata-se da busca de uma melhor compreensão da língua portuguesa, abrangendo as variadas normas presentes no país, ou seja, o trato da linguagem numa perspectiva sociolinguística. Esperamos, com este livro, levar ao professor ferramentas úteis para o trabalho com a língua, de forma consciente e inovadora, no sentido de romper com o preconceito linguístico e de conceber a linguagem como forma de interação social, abordando não só a norma-padrão, mas também as demais variedades da língua. Nesse sentido, este manual compõe-se de uma parte teórica – na qual são apresentados estudos relevantes para o trabalho com a diversidade – e de uma parte prática – em que se propõem unidades didáticas que contemplam a diversidade.
Stella Maris Bortoni-Ricardo é professora titular aposentada de Linguística da Universidade de Brasília (UnB), onde atuou na Faculdade de Educação (graduação e pós-graduação) e no doutorado em Linguística. Tem experiência na área de Sociolinguística, com ênfase em Educação e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Letramento e formação de professores, educação em língua materna, alfabetização e etnografia de sala de aula.
Joyce Elaine de Almeida é professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui mestrado em Letras pela UEL, doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e pós-doutorado em Linguística pela UnB. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística Educacional.
Adoraria ter um exemplar.
Olá! O livro está disponível nas melhores livrarias do país e lojas online.
Em nosso site também é possível adquirir o seu exemplar.