Sociologia da Educação é o novo livro do professor Nelson Piletti. O que acontece no interior da sala de aula está longe de restringir-se à vontade dos principais personagens que nela atuam, os alunos e os professores. O trabalho escolar sofre uma influência decisiva das condições mais amplas vigentes na comunidade e na sociedade em que se situa a escola.
O principal objetivo deste livro é estimular a reflexão sobre este entrecruzamento de relações que se estabelecem entre a sala de aula, a escola, a comunidade e a sociedade, em busca tanto dos limites quanto das perspectivas que tal sistema impõe ao processo educativo.
E uma das características fundamentais deste texto é que se procura alcançar o objetivo proposto de uma forma até certo ponto original, diferente da que parece usual. Ao invés de proceder do geral ao particular, segue-se o caminho inverso: da sala de aula, em sua organização interna, passa-se pelo estudo da escola, em sua interação com a comunidade, e pela análise das relações entre educação e sociedade, e chega-se à análise dos processos sociais básicos estudados pela Sociologia, na perspectiva do trabalho pedagógico do professor.
Espero sinceramente que, desse modo, o estudo da Sociologia da Educação possa contribuir para capacitar o leitor, de modo especial o estudante e o docente, a compreender a realidade social em que vive e a participar ativamente na sua transformação.
Nesse sentido, procurei selecionar, organizar e expor os conteúdos e adotar uma linguagem que fossem adequados aos principais públicos a que se destinam, em particular os estudantes dos cursos de Pedagogia/Educação e de Licenciatura, bem como os professores de um modo geral.
Leia mais clicando (aqui)
Nelson Piletti é graduado em Filosofia, Jornalismo e Pedagogia; mestre, doutor e livre-docente em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); ex-professor do ensino fundamental e médio; ex-professor de Sociologia do ensino médio e superior; professor aposentado do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da USP. Pela Contexto, é autor do livro Aprendizagem: teoria e prática, além de coautor de O Brasil no Contexto 1987-2017; Dom Helder Camara: o profeta da paz; Psicologia do desenvolvimento; Psicologia da aprendizagem; História da educação; Principais correntes da Sociologia da educação e Sociologia da educação: da sala de aula aos conceitos gerais.