Os jornalistas jamais esquecerão a virada do milênio, período único para a categoria – foi quando a internet despontou como um novo e fascinante campo de trabalho. Com a proliferação de projetos grandiosos e investimentos de peso na Nova Economia, houve fartura de empregos e de bons salários. A possibilidade de realizar a utopia do mundo sem fronteiras insinuava-se como a maior novidade das comunicações desde os tempos de Gutenberg. Muitos profissionais tarimbados abandonaram veículos tradicionais – jornais e revistas de “carne e osso” – para se aventurar em sites e empresas recém-criadas.
Com isso, abriu-se espaço também para jornalistas da geração Y, jovens que cresceram jogando video-game, que acham corriqueiro conversar por msn e mandam mais sms do que falam nos celulares. Todos convivem em harmonia na horizontal mídia digital, um espaço de trabalho que cresce a cada dia. Oportunidades surgem para quem se prepara e está atento à evolução dessa linguagem revolucionária, que, embora pareça ser apenas a convergência entre o jornal, a tv e o rádio, é um meio ainda adolescente e em fase de crescimento.
Com a publicação de Jornalismo digital, em 2003, o livro tornou-se uma referência fundamental no campo do jornalismo no suporte digital. A abrangência de seu estudo, que relaciona jornalismo literário, narratividade e hipermídia, está presente em mais de cem teses e artigos científicos, tornando-se bibliografia básica adotada nos cursos de Jornalismo no Brasil. Como a área se renova a cada dia, estamos oferecendo um olhar atual para os leitores, com a inclusão de discussões sobre como se deve fazer jornalismo nos blogs, Twitter, Facebook e em outras redes sociais.
Boa leitura!
Sobre a autora
Pollyana Ferrari é professora de Jornalismo Digital e Hipermídia da PUC-SP, dedica-se ao mercado editorial de informática desde o final dos anos 1980 e à internet desde 1995. Foi diretora da unidade de Internet da Editora Globo; editora do site da revista Época; editora-chefe do programa Vitrine, da TV Cultura; e diretora de conteúdo do portal iG. Atua também como consultora de empresas.