Rogério Christofoletti, autor de Ética no Jornalismo, recebeu o Prêmio Luiz Beltrão 2010 – Categoria Liderança Emergente.
Cada vez mais disputado e com maior número de indicações, o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, outorgado anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos interdisciplinares da Comunicação – Intercom – teve como um dos ganhadores o jornalista e professor Rogério Christofoletti, autor do livro Ética no Jornalismo, publicado pela Editora Contexto.
Premiado na categoria Liderança Emergente, Rogério Christofoletti criou, organizou e comandou o Monitor de Mídia. É um dos mais destacados líderes da Rede Nacional de Observatórios da Imprensa.
Christofoletti é graduado em Comunicação Social Jornalismo (UNESP, 1994), mestre em Lingüística (UFSC, 1999) e doutor em Ciências da Comunicação (USP, 2004). Pesquisador em Produtividade do CNPq (nível 2), é professor do Departamento de Jornalismo da UFSC, onde também atua no Programa de Pós-Graduação. Tem artigos publicados em periódicos especializados no Brasil, Portugal, Peru, Equador e Colômbia.
Como pesquisador, já desenvolveu projetos de investigação científica com financiamento do CNPq, Fapesc, UOL, ANDI e UNESCO. De 2002 a 2004, foi vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina. De 2005 a 2009, coordenou a Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi). Desde 2009 é um dos líderes do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS). É membro do Conselho Científico da SBPJor, e editor da revista Estudos em Jornalismo e Mídia (UFSC). Coordena o Prêmio Adelmo Genro Filho na SBPJor.
A entrega solene dos diplomas aos vencedores do Prêmio Luiz Beltrão 2010 será realizada no dia 5 de setembro próximo, às 20 horas, no Personal Royal Hotel, na cidade de Caxias do Sul (RS), durante o 33º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.
Os outros vencedores foram: Lucia Santaela, categoria “Maturidade Acadêmica”; Grupo de Bauru, categoria “Grupo Inovador” e Fundação Joaquim Nabucom, categoria “Instituição Paradigmática”.
A Consolidação do Prêmio
Instituído em 1997, o prêmio Luiz Beltrão é uma homenagem ao pioneiro da pesquisa científica em comunicação no Brasil, além de ser um reconhecimento à excelência do trabalho realizado nas universidades por docentes e pesquisadores, bem como por entidades e grupos que fomentam estudos ou desenvolvem projetos comunicacionais relevantes para o desenvolvimento sócio-cultural.
Os candidatos ao prêmio, em cada uma das categorias, são indicados anualmente pela comunidade acadêmica da área. Após a indicação, um júri composto por ex-presidentes da Intercom e por todos os vencedores da categoria maturidade acadêmcia, presidido pelo fundador da Intercom, professor doutor José Marques de Melo, realiza a votação.
Sob o patrocínio do Programa Globo Universidade, o prêmio Luiz Beltrão 2010 foi coordenado pela professora Rosa Maria Cardoso Dalla Costa, Diretora Cultural da Intercom.
(via Intercom)