O ano está terminando, mas ainda dá tempo para uma retrospectiva com todos os livros que a Editora Contexto publicou em 2023. Confira aqui os lançamentos anteriores parte 1, parte 2 e parte 3
Junho
O Brasil tem condições para assumir um papel central no cenário internacional do século XXI. Também pode contribuir para que ocorram as mudanças necessárias na atual governança global, em prol de seus interesses nacionais, assim como aqueles da sociedade internacional. Para isso é preciso que ocorra a democratização da área e que sejam criados processos eficientes e contemporâneos de formulação de política externa como política pública. É necessário, também, que haja uma melhor conexão dos recursos com as demandas sociais existentes e que se garanta maior transparência na prestação de contas. Esta obra é voltada a todos os atores sociais e governamentais com interesses na projeção internacional do Brasil, sobretudo, diplomatas, acadêmicos e estudantes de áreas afins.
Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pelo autor Gustavo Westmann
O ensino da língua portuguesa está presente durante toda a trajetória da educação básica. Assim, é um tema inescapável para professores e futuros professores. A Linguística Aplicada, por sua vez, busca compreender os usos da linguagem (ou das linguagens) e como ela é adquirida e usada para resolver problemas e situações da nossa vida. Esta obra, repleta de exemplos e atividades, apresenta uma cronologia do desenvolvimento da Linguística Aplicada, mostrando como ela influenciou e segue influenciando nossas concepções de educação e, mais especificamente, de ensino de português nas escolas.
Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pelas autoras Ana Elisa Ribeiro e Carla Viana Coscarelli
Somente entre 1880 e 1915, 13 milhões de italianos deixaram sua terra natal, protagonizando a maior emigração de qualquer país na história mundial registrada. Muitos vieram, criaram família e permaneceram no Brasil e atualmente há milhões de pessoas de ascendência italiana em território nacional. Esta obra examina a relação entre os emigrantes italianos, suas novas comunidades e seu país de origem. Ao discorrer sobre cultura imigrante, identidades transnacionais e política internacional, este livro fascinante não apenas narra a grande história da emigração italiana, como também fornece um pano de fundo importante para enriquecer os debates sobre imigração de forma geral que continuam até hoje.
Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pelo autor Mark I. Choate
A ciência tem importância central em nossa sociedade. Por isso, é fundamental entender exatamente o que é ciência e como ela se diferencia de outras formas de conhecimento culto – e também de pseudociências e charlatanismos. A filosofia da ciência é quem cumpre esse papel. Esta obra panorâmica e introdutória apresenta aspectos históricos e metodológicos, descrevendo como a ciência é produzida, validada, consolidada, financiada e avaliada, além de discutir as bases cognitivas que nos levam a aceitar com mais facilidade a pseudociência que os achados da ciência. Obra voltada principalmente para cursos de filosofia da ciência e de metodologia.
Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pelos autores Walter R. Terra e Ricardo R. Terra
Julho
Extremos climáticos, chuvas devastadoras, poluição, descarte inadequado de resíduos: nossa relação com o meio ambiente ganha cada vez mais evidência. Para entender os problemas e agir sobre eles, a educação ambiental é extremamente necessária. Como trazer esse tópico para o centro das discussões em sala de aula? Refletindo sobre essa e outras questões, esta obra propõe ferramentas para inserir o tema no cotidiano da escola. Assim, o livro visa orientar o trabalho docente para a formação de sujeitos críticos que possam atuar no meio em que vivem através de ações sustentáveis.
Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pela Márcia Maria Santos
A ciência é limitada pela nossa capacidade de ver, interrogar e interpretar a natureza. Pseudociências são limitadas apenas pela imaginação, vaidade e, não raro, ganância de seus promotores. Por isso, seu poder de sedução é enorme. E isso, segundo Natalia Pasternak e Carlos Orsi, pode ter consequências perigosas.
Os autores abordam os 12 temas e mostram como e por que não passam pelo crivo da ciência: Astrologia, Homeopatia, Acupuntura e MTC, Curas naturais, Curas energéticas, Modismos de dieta, Psicanálise e psicomodismos, Paranormalidade, Discos voadores, Pseudoarqueologia , Antroposofia e Poder quântico.
Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pelos autores Natalia Pasternak e Carlos Orsi
Para conhecer a história da humanidade é fundamental conhecer a Ásia. Foi nesse continente que as primeiras civilizações se desenvolveram e as principais religiões surgiram. É lá que se encontram os dois países mais populosos do mundo na atualidade. É impossível falar em desenvolvimento tecnológico de ponta sem considerar os países asiáticos, região central para o comércio e a política internacionais.
Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pelo autor Fernando Pureza
Agosto
O inglês precisa ser bem aprendido na educação básica. É necessário, portanto, um material que auxilie na formação de bons professores na área. Esta obra, imprescindível para o futuro docente, mostra como o estágio supervisionado exige uma preparação por meio do desenvolvimento de etapas básicas a serem cumpridas pelo estagiário na sua inserção efetiva como professor. Unindo prática e teoria, o livro aborda o ambiente escolar, a importância do planejamento de aula, o papel dos exercícios no desenvolvimento linguístico dos alunos, além de trazer um passo a passo para a elaboração de atividades pedagógicas, com sugestões prontas para aplicação na escola.
Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pela autora Rosely P. Xavier
Escrever é algo que se aprende, não um “dom” que vem dos céus. E para que o estudante de graduação possa, no futuro, ensinar a produção de textos, ele mesmo precisa escrever bem. A prática da escrita, durante o curso na universidade, é obrigatória e desafiadora, mas ela deve ser, antes de tudo, prazerosa, resgatando a criatividade por meio da leitura ativa e analítica e de exercícios deflagrantes da produção textual. Neste livro, o estudante encontrará um espaço de desenvolvimento da escrita autoral de textos, a partir de estratégias da escrita criativa e de propostas práticas estimulantes.
Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pela autora Juliana de Freitas Dias