O ano está terminando, mas ainda dá tempo para uma retrospectiva com todos os livros que a Editora Contexto publicou em 2023. Confira aqui os lançamentos anteriores parte 1 e parte 2.
Abril
Neste livro, explora-se o discurso amoroso que se materializa em contos ilustrados, revelando a ética do amor que pode – e deve – pautar as relações interpessoais e as sociabilidades. Não se trata do amor romântico, mas do amor-respeito pelo outro, pela diversidade, pela pessoa humana, que transparece na literatura infantil, despertando a esperança de um mundo menos desigual e injusto, e que deve ser salientado na mediação leitora crítica. Discurso amoroso na literatura infantil é um livro para professores, mediadores de leitura e outros interessados especialmente pela poesia da linguagem verbo-visual e pela formação de leitores autônomos e críticos.
Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pela autora Beatriz Feres
A natureza nunca mais foi a mesma depois que o homem surgiu. Nossos ancestrais caçaram, poluíram e levaram centenas de espécies à extinção. Transformaram lobos em cães Boston terriers, repolho selvagem em couve e brócolis. À medida que nossos ancestrais aprenderam a caçar, a domesticar animais e a viajar, suas ações e seus deslocamentos criaram condições para que as espécies se adaptassem e evoluíssem.
Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pela autora Beth Shapiro
O que é necessário a estudantes de graduação e pós-graduação de Relações Internacionais para adentrar no universo da pesquisa acadêmica? Com este livro as coisas ficam mais fáceis. Trata-se de um manual que oferece conceitos e explicações necessários para auxiliar o aluno na preparação de um projeto ou de um trabalho de pesquisa. Estruturada em três capítulos, a obra foca nos métodos para a coleta de informação, nos métodos para a análise dos dados coletados e na organização de um projeto de pesquisa e de um trabalho acadêmico.
Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pela autora Vânia Carvalho Pinto
A educação infantil vem ganhando espaço no Brasil nas últimas décadas. Em consequência, a capacitação para o exercício profissional em creches e pré-escolas torna-se mais exigente e complexa. O que é, então, necessário para formar docentes que atuam nessa etapa da educação? Quais concepções de criança, de infância e de educação orientam o atendimento nessas instituições? Como creches e pré-escolas estão contempladas na legislação educacional? Como os municípios brasileiros, principais responsáveis por essa oferta educativa, vêm se estruturando para garantir esse direito às crianças e às suas famílias? E como elaborar o currículo? Essas e outras questões são abordadas neste livro, que nasce com o compromisso de assegurar a quem inicia na carreira conhecimentos basilares sobre a educação infantil. Além de estudantes de graduação em Pedagogia, esta obra volta-se também a profissionais mais experientes, ao trazer dados, informações e conceitos atualizados.
Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pelas autoras Lívia Fraga Vieira e Mônica Correia Baptista
Por que devemos confiar mais nas respostas que obtemos seguindo os métodos da ciência? Mais ainda, por que eles são mais corretos e precisos do que palpites e intuições? Por que podemos ser assertivos em questões como a eficácia de vacinas? Pensadores e cientistas têm trabalhado por milênios em ferramentas para aperfeiçoar métodos e melhorar as conclusões. A fim de raciocinarmos de forma mais sólida, precisamos aprender a assumir nossos erros para poder corrigi-los. Nem sempre isso acontece, pois confiamos demais em nossas opiniões, o que dificulta e até impede o desenvolvimento do pensamento científico. O autor desta obra evidencia que é fundamental utilizar os métodos lógicos e a ciência. Para isso, apresenta questões essenciais a serem utilizadas nas disciplinas de metodologia dos cursos universitários.
Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pelo autor André C. R. Martins
Maio
Organizada especialmente para o leitor brasileiro, esta obra discute a linguística saussuriana e a Escola de Genebra, trazendo trabalhos de e sobre Albert Sechehaye e Charles Bally – os grandes responsáveis pela publicação do Curso de linguística geral de Ferdinand de Saussure. Com textos fundadores ainda inéditos no Brasil traduzidos cuidadosamente, este livro constitui um registro histórico e contribui para manter viva a discussão em torno do mestre genebrino, inescapável para a área no país. A obra também abre caminhos para a pesquisa e novos estudos ainda não completamente vislumbrados em nossa linguística.
Leia aqui um pouco mais sobre essa obra organizada pelos autores Valdir do Nascimento Flores e Gabriel Othero
Que papel a juventude tem exercido nas mudanças sociais ocorridas a partir de meados do século XX? Por que devemos ver os jovens, daquela época e de hoje, como agentes ativos da História? As respostas estão neste livro, que descreve os principais movimentos políticos e comportamentais da juventude, desde a gênese da Contracultura até o ambientalismo e o altermundismo, passando pela luta pelos direitos civis, pela liberdade de expressão e pelo direito ao corpo. Encontraremos aqui manifestações contra a guerra e o racismo, conheceremos melhor comunidades hippies, estudantes engajados, roqueiros, punks, gays e feministas. Esta obra ultrapassa as fronteiras dos Estados Unidos e de Paris 68 e retrata a juventude contestadora da Velha Europa, do Caribe e da América Latina, com destaque especial para o Brasil. Juventude e Contracultura contextualiza esses movimentos e a insatisfação social que os gerou, mas não se exime de tratar dos exageros, dos extremismos e dos fracassos. E reflete com lucidez sobre seus legados.
Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pelo autor Marcos Napolitano
O currículo é determinante para a escola existir e fundamental para a sociedade que se deseja construir. Dada a sua importância, o currículo é sempre um território disputado. Não há consenso em torno de quais conhecimentos devem ser ensinados, de que sujeito se quer produzir ou formar, nem sobre quais elementos das culturas é preciso preservar e valorizar. O currículo é, assim, sempre um campo de lutas por conta dos conhecimentos que seleciona e ensina; dos valores que transmite e preserva; do sujeito que demanda e produz; e por conta das verdades que ajuda a autorizar, produzir e divulgar. Muito se fala do currículo nas escolas, na política, nas faculdades de Educação, na pesquisa educacional, na mídia, nos materiais didáticos, na formação de docentes e nos movimentos sociais, mas não existe consenso fácil em torno do assunto. Daí as diferentes e conflitantes teorias sobre ele e as diferentes políticas criadas de acordo com essas teorias ou na contramão delas. Esta obra apresenta tanto as diversas teorias de currículo que disputam sentidos sobre o tema como as políticas de currículo no Brasil.
Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pela autora Marlucy Alves Paraíso
Maria Helena de Moura Neves e André V. Lopes Coneglian trazem nesta obra – a última da grande mestra – uma proposta de ensino que leva o estudante a perceber que sua língua é plural e variada. Assim, ela não só lhe permite construir e verbalizar suas experiências e desejos, mas também lhe fornece instrumentos para agir sobre o mundo, as pessoas e as instituições. Com sugestões de exercícios, o livro traz o essencial em termos teóricos e práticos para que o futuro professor consiga mostrar, de forma efetiva, em sala de aula o mecanismo gramatical da língua, que produz os significados e obtém os efeitos na linguagem. Livro indispensável para professores e alunos de Letras e cursos afins.
Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pelos autores Maria Helena de Moura Neves e André V. Lopes Coneglian