Por Stella Maris Bortoni-Ricardo
Este é um livro de Sociolinguística para professores brasileiros de todos os níveis. Por isso, recebeu o título de Sociolinguística Educacional.
A Sociolinguística é uma área multidisciplinar que cuida da economia interna da língua – sua estrutura e seu funcionamento – mas também das características de seus falantes agrupados em comunidades de fala.
No Brasil temos ainda 11,4 milhões de pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler e escrever, ou seja, um total de 7% da população nacional. Apesar disso, o país é muito carente de recursos e iniciativas facilitadores da educação inicial para esse grande contingente. Soma-se a isso que, entre a população considerada alfabetizada, 29% é analfabeta funcional, isto é, incapaz de se comunicar por meio da língua escrita na solução dos problemas cotidianos.
Esta obra de Sociolinguística Educacional propõe-se a contribuir na solução desses graves problemas. Para tanto, visa a familiarizar os leitores – professores em atividade e em formação – com os avanços da Sociolinguística e sua vocação educativa.

Trata o livro de diversas vertentes da disciplina, ou seja, a Sociolinguística Variacionista, Interacional e a Etnografia da Comunicação, examinando-lhes de uma perspectiva micro e macro.
Ao deter-se na Sociolinguística Educacional, propõe temas mais atualizados, a saber: avaliações nacionais e internacionais de desempenho escolar; metodologia sistemática de pesquisa e o status quo da disciplina no Brasil, temas abordados com a metodologia de contínuos e de redes sociais. Contempla ainda a difusão desse conhecimento por meio de uma boa didática de sala de aula.
Os capítulos do livro compreendem os seguintes conteúdos: precursores da Sociolinguística na Anglofonia e no Brasil; a disciplina Sociolinguística (língua e dialeto/ forma e função, diglossia e bilinguismo); a padronização de línguas, a CPLP e línguas neolatinas; Sociolinguística Variacionista; Sociolinguística Interacional e a Etnografia; novas propostas metodológicas: metodologia dos contínuos e redes sociais; teste e avaliações nacionais e internacionais; a pesquisa em educação; o panorama brasileiro e a competência comunicativa em sala de aula e a fonologia do Português do Brasil segmental e suprassegmental, a comparação da pronuncia do português brasileiro e do português europeu.
O livro contempla ainda uma seção de perguntas como um guia de aprofundamento de leitura, outra de bibliografia comentada com 16 títulos, além das referências e índice remissivo por assunto e o índice onomástico dos autores.
Stella Maris Bortoni-Ricardo é professora titular aposentada de Linguística da Universidade de Brasília (UnB), onde atuou na Faculdade de Educação (graduação e pós-graduação) e no doutorado em Linguística. Tem experiência na área de Sociolinguística, com ênfase em Educação e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento e formação de professores, educação em língua materna, alfabetização e Etnografia de sala de aula. Pela Editora Contexto, é autora do Manual de sociolinguística e português brasileiro: a língua que falamos e coautora dos livros Ensino de português e sociolinguística; Formação do professor como agente letrador; Linguagem para formação em letras, educação e fonoaudiologia; Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos; Sociolinguística, sociolinguísticas: uma introdução e Variação linguística na escola.