Você já parou para pensar na complexidade dos problemas ambientais e em como esses problemas afetam a nossa política, a política do nosso país e a política internacional? Como sabemos, a crise ambiental e, particularmente, a crise climática, são parte dos maiores desafios do século XXI e afetam todas as nações. Para enfrentar esse desafio, é fundamental que os Estados cooperem entre si e desenvolvam, juntamente com outros atores relevantes, estratégias políticas para o enfrentamento dessa crise, incorporando organizações internacionais governamentais e não governamentais, empresas, movimentos sociais, redes de advocacy, dentre outros.
Saber mais sobre o meio ambiente é fundamental para enfrentar os problemas que hoje se apresentam para a humanidade em escala global. O livro Política Ambiental Internacional e o Brasil oferece uma análise aprofundada e esclarecedora sobre esse tema. De leitura fácil, o livro está organizado em quatro capítulos que tratam da definição de problema ambiental e outros conceitos; passa pela evolução da política ambiental internacional; avança para a temática da governança ambiental global; e apresenta a política ambiental brasileira, suas raízes, evolução e desafios contemporâneos, contemplando, ainda, a participação do Brasil na construção da política ambiental global.
Desse modo, o livro é essencial para quem quer entender mais sobre como o meio ambiente se tornou e permanece sendo um tema central nas relações internacionais desde os anos 1970. Nele, a autora nos guia por uma jornada que tem início com os movimentos ambientalistas e a construção do conhecimento sobre o meio ambiente, passando pelas grandes conferências internacionais sobre ele e desenvolvimento sustentável, e culminando em uma apresentação da política ambiental brasileira.
Apesar de tratar de questões e conceitos complexos, o livro é escrito de maneira clara e acessível, tornando-o ideal para todas as pessoas interessadas em entender melhor as questões ambientais e sua relação com a política internacional. Ele é também muito útil para estudantes e pesquisadores interessados no assunto. No decorrer do livro, boxes e quadros informativos facilitam a compreensão de conceitos, indicam outras leituras pertinentes e sistematizam o conteúdo de documentos que permitem maior compreensão dos instrumentos que atualmente regulam o modo como devemos lidar com o meio ambiente.
O livro tem como diferenciais uma abordagem ao mesmo tempo histórica e contemporânea da questão ambiental no cenário internacional; uma análise específica sobre o Brasil, discutindo as políticas ambientais do nosso país em sintonia com desafios e respostas emanadas da sociedade internacional; e uma análise aprofundada dos mecanismos da governança ambiental global. Ele foi construído a partir de ampla pesquisa e análise crítica das políticas ambientais ao longo das últimas décadas e faz uma abordagem interdisciplinar que conecta temas de ecologia, economia, ciência política e Relações Internacionais. O livro foi projetado para ser uma ferramenta educativa que informa, mas que também inspira reflexão e ação sobre como podemos colaborar para um futuro mais sustentável.
Não perca a oportunidade de expandir seu conhecimento sobre um dos temas mais importantes do nosso tempo.
Matilde de Souza é professora do Departamento de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas, e do seu programa de pós-graduação. É pesquisadora bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Integra o grupo Research Fellows do Earth System Governance Project e a equipe de pesquisadores Waterlat-Gobacité.