Por Ronice Müller de Quadros
O livro Introdução ao estudo da Libras – que preparamos para vocês, leitores, formadores de professores bilíngues (Libras e Língua Portuguesa), professores, tradutores e intérpretes de Libras, integrantes de comunidades surdas – é uma composição dos estudos sobre a Libras que envolvem diferentes aspectos linguísticos, mais amplos e mais específicos. Dos aspectos mais amplos, abrangemos elementos que envolvem as comunidades surdas brasileiras, em especial aquelas que compartilham a Língua Brasileira de Sinais como língua comum além da Língua Portuguesa. Dos mais específicos, aprofundamos aspectos da Libras propriamente dita a partir das produções dos próprios surdos.
As comunidades surdas brasileiras estão espalhadas pelo Brasil, especialmente nas grandes cidades. Os surdos se encontram em diferentes espaços para confraternizar, estudar e trabalhar. Nesses espaços, interagem essencialmente em Libras, uma língua que surge do encontro surdo-surdo. Para além desses encontros, os surdos estão em espaços compartilhados com pessoas ouvintes que usam ou não a Libras. Esses são espaços de constante negociação com o propósito de concretizar a comunicação. Essas interações usam a Libras, a Língua Portuguesa e outros meios que viabilizam o entendimento mútuo. Os surdos transitam entre os surdos e os ouvintes e desenvolvem habilidades de comunicação que partem do corpo como forma de expressão linguística e social.

Nosso livro também adentra a questão da aquisição da linguagem, que acontece a partir do contato com a língua de sinais. Crianças surdas que nascem em famílias surdas desenvolvem a linguagem de forma análoga às crianças ouvintes que adquirem uma língua falada em seu ambiente familiar. Por outro lado, grande parte das crianças surdas nascem em famílias ouvintes que desconhecem a Libras. Dessa forma, as famílias buscam formas de estabelecer uma relação com seu filho surdo e encontram diferentes caminhos que são apresentados por diferentes pessoas ao longo do processo. Alguns médicos orientam os pais a ensinarem seus filhos a falarem e excluem a possibilidade de contato com a língua de sinais. Nestes casos, pode haver a privação da linguagem, pois as crianças surdas estão prontas para adquirirem uma língua de sinais por meio dos articuladores visuais-espaciais que envolvem o corpo. Ao se depararem com a privação desta possibilidade, normalmente enfrentam uma longa caminhada de atendimentos terapêuticos que, muitas vezes, mostram-se ineficientes e causam frustações. Alternativamente, a aquisição da língua de sinais flui de forma natural quando as crianças surdas interagem com pessoas que usam a Libras, especialmente desde o nascimento e ao longo do seu desenvolvimento.
Como dito, trazemos elementos que resultam dos estudos linguísticos da Libras de ordem mais específica. Por exemplo, apresentamos as unidades que compõem esta língua: suas configurações de mãos, locações, movimentos que, ao se combinarem, formam as palavras. As combinações de palavras formam as frases e os textos na Libras. Tais textos são manifestações vivas de uma língua que está em contato com o português e com outras línguas, evidenciando assim vários aspectos sociolinguísticos. Por um lado, de maneira bastante similar às outras línguas, as combinações apresentam restrições no sentido de constituição de uma língua a partir de regras que a formam. Por outro lado, de maneira bastante peculiar, a Libras, assim como outras línguas de sinais, é uma língua que se constitui a partir do corpo e da visualidade dos sinais. Desta forma, contamos com uma língua que se manifesta a partir do que os olhos captam. A consequência disso é contar com a potência da iconicidade que é ativada e usada de forma bastante produtiva na composição desta língua para dar sentido às ideias e pensamentos.
O livro Introdução ao estudo da Libras, portanto, é uma pérola que preparamos para você compreender visualmente os aspectos que elegemos para compô-lo. O leitor contará com resultados de estudos que compuseram esta obra ilustrada diretamente em Libras para que possa ver com seus próprios olhos os aspectos abordados. Os exemplos integram o Corpus de Libras que está sendo composto no Brasil com surdos de diferentes partes do país para que a sua língua seja registrada e guardada para gerações futuras enquanto patrimônio nacional. Cada exemplo constitui em si uma forma de registro de aspectos linguísticos que carregam também registros de uma cultura surda brasileira. Nosso livro buscou, desta forma, honrar estas comunidades surdas por meio deste compilado.

Com este livro, esperamos que vocês passem a admirar ainda mais esta parte essencialmente brasileira que é manifestada por meio da Língua Brasileira de Sinais.
Essa composição foi orquestrada por mim, Ronice Müller de Quadros, e por meus colegas Rodrigo Nogueira Machado e Jair Barbosa da Silva. Juntos, potencializamos os nossos olhares e entregamos como resultado este trabalho.
Ótimo site!
Desejo-lhes sucesso.