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Museu do Amanhã recebe autores da Contexto

Evento – V Encontro Anual da Rede Nacional de Ciência para Educação.

Em 2022, o evento acontecerá de forma presencial no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, reunindo educadores, cientistas e estudantes interessados na área de Ciência para Educação.

O neurocientista Stanislas Dehaene e autor do livro “É assim que aprendemos” fará a palestra de abertura do evento no dia 17 de novembro, com o tema “Como aprendemos: os quatro pilares da aprendizagem eficiente”.

Nos dias 18 e 19, o Museu do Amanhã ainda receberá outros autores da Contexto. Marcus Maia, doutor em Linguística e organizador de “Psicolinguística: diversidades, interfaces e aplicações”, e diversos outros autores da obra vão palestrar sobre os temas: “E depois da alfabetização? Desenvolvimento da literacia nos anos finais da educação básica” e “Análise computacional da linguagem: contribuições para a Educação ao longo da vida”.

Mais informações sobre o evento em: clique aqui

Conheça os livros:

Um encontro com Felipe, de apenas 7 anos, obrigou o premiado neurocientista francês Stanislas Dehaene a rever radicalmente suas ideias sobre aprendizado. Mesmo preso a um leito de hospital e completamente cego em consequência de uma bala perdida, o menino brasileiro manteve intacta sua sede de aprender. Mas, final, como o cérebro humano consegue adaptar-se às circunstâncias reprogramando-se e, assim, continuar aprendendo? Do questionamento surgiu este poderoso livro.

O autor nos conta que nosso cérebro é uma máquina extraordinária e continua sendo a melhor fonte de inspiração para os desenvolvimentos recentes da inteligência artificial. É assim que aprendemos vai até os limites da ciência da computação, da neurobiologia e da psicologia cognitiva para explicar como o aprendizado realmente acontece e como fazer melhor uso dos algoritmos de aprendizado do cérebro em nossas escolas e universidades, e também na vida cotidiana.


A Psicolinguística vem se afirmando cada vez mais no panorama científico mundial, com teorias e métodos que têm permitido avançarmos na compreensão das relações entre a linguagem e a mente. Entretanto, muito se argumenta que o foco dos estudos não é abrangente, diverso e representativo o suficiente. Além disso, os fatores tomados como variantes independentes nem sempre incluem de forma apropriada, de fato, etnicidade, graus de escolaridade, letramento, bilinguismo ou multilinguismo, sexo biológico, identidade de gênero, diferenças etárias, diatópicas, diastráticas, diafásicas e diamésicas. Este livro traz um avanço no mapeamento de todas essas questões, com capítulos que focam na diversidade de populações, nas variáveis, nas técnicas e nos métodos de análise, bem como nas interfaces e aplicações da Psicolinguística.

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