Magda Soares: a educadora que alfabetizou e transformou o Brasil
Nascida em Belo Horizonte, em 1932, Magda Becker Soares dedicou a vida à educação e à alfabetização de crianças, jovens e adultos. Professora, pesquisadora e referência nacional, ela formou gerações de educadores e foi pioneira em defender uma alfabetização comprometida com a inclusão social.
Da infância marcada pelo amor aos livros à criação da Faculdade de Educação da UFMG, sua trajetória é um retrato da paixão pelo ensino e da luta para garantir que todos tivessem acesso à leitura e à escrita.
Agora, sua história ganha vida em Memórias de uma educadora — um relato emocionante sobre a mulher que mudou para sempre o cenário da educação no Brasil, escrita por ela mesma.
Conheça um pouco da trajetória de Magda, de infância ao início da vida adulta, na linha do tempo a seguir:
7 de setembro de 1932
Nascia Magda Becker Soares, em Belo Horizonte, Minas Gerais, filha de um professor universitário de Física da UFMG.
1939
Aos 7 anos, Magda já sabe ler e escrever.

1947
Aos 15 anos, conclui o Colégio Metodista Izabela Hendrix, onde estudou até ir cursar Letras. Na imagem acima, uma dedicatória escrita na ocasião de sua formatura do colégio para a avó materna, Etelvina Dias Becker.
1953
Magda Soares se forma em Letras Neolatinas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde, posteriormente, também fez doutorado e livre docência em Educação.
1959
Começa a lecionar na UFMG.
1968
Após muito planejamento, junto de outros professores formados em diferentes áreas, ajudou a criar a Faculdade de Educação da UFMG.
1978
Magda Soares toma posse como diretora da Faculdade de Educação da UFMG. Na imagem abaixo, o momento da assinatura.
Descubra outros momentos da vida e carreira de Magda Soares em Memórias de uma educadora: mais do que uma autobiografia, uma homenagem à Magda Soares.
O livro conta ainda com textos do historiador Jaime Pinsky, Francisca Izabel Pereira Maciel e Eliane Marta Teixeira Lopes, pessoas que conheceram Magda e lutaram ao seu lado em prol da educação brasileira, além de imagens, em um projeto gráfico diferenciado.