Leitura e persuasão
Luiz Antonio Ferreira
A coleção Linguagem & Ensino traz livros de especialistas destinados a orientar e capacitar professores de línguas e estudantes de Letras e Pedagogia nas recentes inovações de teorias e práticas linguísticas. São obras escritas de modo claro e envolvente, acessíveis também aos demais leitores interessados em ensino, comunicação e linguagem.
As palavras realmente encantam. E não importa a roupa que usem: se revestidas de pompa, podem esconder enorme simplicidade; sob a veste simples do dia a dia, trazem ensinamentos profundos. Provérbios, slogans e crônicas aparentemente despretensiosas podem apresentar um ritmo irresistível, trazer a metáfora arrebatadora, seduzir e… persuadir.
Este é um livro que lida com a potência das palavras. Por ser simples, ressalta-as no contexto da retórica. Por ser didático, vale-se de perguntas ao texto para obter respostas que ajudem a desvendar o discurso. Por ser curto, conta com os colegas especialistas para que, em sala de aula, se torne vigoroso e útil. Foi feito para iniciantes na arte da análise retórica e, com esse propósito, vem à luz.
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A (des)ordem do discurso
Nilton Milanez (Org.), Nádea Regina Gaspar (Org.)
Qual é o modo real de funcionamento do discurso? A Análise de Discurso não ocorre por meio de traslados em caminhos seguros e previamente demarcados por fronteiras, pois os discursos acontecem e se dão a ver por trilhas e atalhos que sugerem (des)ordens na ordem previamente estabelecida. Dessa forma, ao analisar discursos, novos caminhos, arranjos e ordenações são apontados.
Este livro conceitua e analisa o modo de funcionamento do discurso e sua relação com a história. O resultado é um intenso e rico debate com exemplos práticos da aplicação teórica, escrito por renomados autores que aqui dialogam, entre outros, com Foucault, Courtine, Chartier e Maingueneau. Há análises no campo político, psiquiátrico, musical, midiático, literário e religioso.
Leitura para professores e estudantes de letras, linguística e comunicação.
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Introdução à (bio)linguística
Maria Carlota Rosa
Pode parecer óbvio afirmar que o objeto central dos estudos linguísticos é a linguagem. Curiosamente e com certa frequência, no entanto, a linguagem é colocada em segundo plano – em especial quando se pensa a Linguística somente entre as ciências sociais.
Não é o caso da perspectiva adotada nesta Introdução à (Bio)Linguística. Ao destacar a Linguística como ciência cognitiva, a autora coloca em foco a linguagem, entendida como faculdade humana, que, como tal, está arraigada à mente.
Esta visão, que interliga Linguística, Biologia e Psicologia, traz à luz diversas indagações que concernem às relações humanas, como as questões linguísticas que permeiam a educação de surdos ou a tentativa de entender a relação entre cérebro e afasia – ponto este que suscita especulações há mais de cinco mil anos.
De maneira explicativa, a autora delineia um caminho de compreensão da Linguística, sua definição como ciência, seu objeto de estudo e cenário histórico, e aborda, entre outros aspectos, a discussão acerca do papel do ambiente no desenvolvimento de uma língua. Além disso, apresenta um panorama da base física da linguagem e levanta uma antiga questão, a do lugar da Linguística entre as ciências.
Obra fundamental para professores e estudantes de Letras, bem como para fonoaudiólogos, psicopedagogos e todos os profissionais envolvidos com linguagem.