Apresentamos nossos lançamentos de janeiro de 2023. Todos já estão em pré-venda e disponíveis para compra. Conheça abaixo cada um dos livros e garanta já o seu exemplar em nosso site.
Fique atento às datas de lançamento de cada uma das obras. Os envios serão realizados a partir dos dias informados em suas páginas.
Vidas Machucadas: História Oral Aplicada
Gleice é policial militar aposentada que viveu violência de gênero, enquanto Mário, imigrante venezuelano, experimentou situações agressivas e xenófobas. Merina testemunhou o renitente esbulho territorial contra indígenas da etnia Kaiowa, e Marco Antonio se tornou procurador da República, atuou ao longo dos anos contra o racismo e é um dos protetores de direitos dos povos indígenas no país. E que dizer de Márcia que, assim como tantos, teve o fluxo da vida familiar alterado em consequência da covid-19?Este é um livro sobre pessoas que, sem se conhecerem, tem em comum a desventura, assim como o recomeço. Como se sentem aqueles que têm seus direitos violados ou que vivem sob agressões e ameaças? Esta obra responde a essa pergunta por meio de cinco histórias derivadas de entrevistas feitas em momentos diversos e apresentadas sob a ótica da História Oral.
Variação linguística na escola
Este livro, voltado a professores da educação básica, traz ferramentas inovadoras para o trabalho com a língua portuguesa em sala de aula. Com o objetivo de romper com o preconceito linguístico, a obra aborda a nossa língua em sua diversidade e é dividida em uma parte teórica – na qual são apresentados estudos relevantes para o trabalho com a diversidade na escola – e em uma parte prática, com questões para serem aplicadas aos alunos.
A Linguística Geral de Ferdinand de Saussure
Passado mais de um século da morte de Ferdinand de Saussure, ainda hoje sentimos os efeitos intelectuais de sua produção. É evidente que muitos podem dizer que Saussure é coisa do passado, que sua reflexão está superada, que a recepção que obteve nas ciências humanas e sociais é exagerada. O que, de fato, resta de Saussure hoje? Há unanimidade em torno do esgotamento de suas das teses? Seu pensamento realmente não teve nenhuma originalidade? Tudo não passou de uma ilusão de ótica que teria acometido toda a linguística produzida no século XX? Isso tudo merece ser avaliado com base em sólida informação filológica e teórica, além de exigir de quem o faz atitude ética em relação aos saberes constituídos na história. Este livro foi escrito com esse fim. A obra traz informações claras e de qualidade para apresentar ao leitor brasileiro em detalhes os contornos da linguística geral de Ferdinand de Saussure, enriquecendo tais discussões.
Antropologia Cultural
A Antropologia Cultural de Franz Boas é um marco do pensamento ocidental. Sua contribuição ao conceito de cultura foi desenvolvida a partir de rupturas com o evolucionismo até então predominante na Antropologia e também por meio da apresentação de um novo modelo chamado relativismo cultural. O autor mostrou que os elementos culturais e o próprio conceito de cultura não devem ser analisados dentro de uma estrutura hierárquica, como até então era feito no evolucionismo, mas sim contextualmente e, em especial, levando em conta o ambiente e o momento histórico. Esta obra é uma coletânea de textos que formam um conjunto fundamental do pensamento de Franz Boas e da Antropologia por ele construída.
Nações e nacionalismos: uma história global do sentimento nacional, dos extremismos e dos conflitos
Este livro é uma introdução sobre a ascensão global e a disseminação do nacionalismo desde o final do século XVIII. Refletindo sobre temas fundamentais, apresenta estudos de caso e fontes primárias para rastrear o surgimento da nação moderna e entender como o nacionalismo deu origem a fenômenos como conflitos baseados em identidade, política autoritária e movimentos populistas. A obra oferece uma visão geral e concisa sobre a história do nacionalismo, de uma perspectiva inclusiva que vai além do foco na Europa Ocidental, e aborda temas como as origens das nações e a dinâmica do conflito étnico, lançando luz também sobre questões contemporâneas, como migração, diversidade e políticas autoritárias encontradas no nacionalismo atual.