Fechar

Inovação para além da tecnologia: será mesmo que a escola do futuro será conduzida pela inteligência artificial?

Por Tathyana Gouvêa

No livro Inovação educacional: teoria e prática, lançado pela Editora Contexto, trago reflexões de forma clara e acessível sobre as mudanças pelas quais estamos passando na área de educação, especialmente diante das interações com a inteligência artificial. Além de ser uma base teórica para quem estuda e trabalha com educação, é também um convite para sermos agentes de transformação em busca de uma educação significativa para todas as crianças, jovens e adultos em um momento histórico cheio de incertezas e mudanças.

Nos capítulos iniciais, apresento alguns conceitos fundamentais sobre educação, o que pode ou não ser considerado inovação e a própria história da inovação educacional.

Inovação para além da tecnologia: será mesmo que a escola do futuro será conduzida pela inteligência artificial?

Já nos capítulos finais, compartilho propostas e reflexões para inspirar transformações nos diferentes espaços de atuação: da sala de aula às políticas públicas, passando pelas escolas e as demais instituições que compõem o ecossistema de inovação.

Alguns trechos foram escritos em primeira pessoa, são histórias pessoais com o objetivo de sair de uma esfera apenas técnica e trazer exemplos, revelando também a dinâmica subjetiva desses processos. Como professora universitária, notei que, para minhas alunas, era importante ler e ouvir relatos de experiência. Compartilho por aqui vivências como aluna, professora, pesquisadora, gestora educacional e ativista. Escrever esse livro foi uma grande emoção. Prestes a completar 10 anos da defesa de minha tese de doutorado sobre inovação educacional, pude revisitar todos esses conceitos e ver o quanto vivi diversos deles por meio de experiências práticas, que confirmaram ou expandiram a visão que eu tinha: que significativo foi relembrar projetos, conquistas e seus vários desafios. Além disso, pude rememorar com carinho as pessoas que conheci nessa jornada e como foi importante ter ouvido suas histórias e trabalhado ao lado de quem admiro e de quem preenche meus dias de esperança.

Para mim, inovar é uma forma de estar no mundo: não se conformar com o que é dado e querer entender os porquês e para quês, abrir espaços para pensar e repensar, cocriar e colocar em prática sonhos e projetos coletivos que contribuam para uma sociedade mais justa, sustentável e feliz.

E, você, como pode inovar de forma significativa em seu contexto?


Tathyana Gouvêa é doutora em inovação educacional pela Faculdade de Educação da USP, mestre em gestão escolar pelo Programa de Educação: História, Política e Sociedade da PUC-SP, pedagoga pela USP e administradora pela FGV. Desenvolveu seu pós-doutorado sobre Educação na era da IA junto ao Instituto de Estudos Avançados da USP, onde continua como pesquisadora colaboradora. Foi coordenadora da graduação, da pós-graduação e do laboratório de inovação do Instituto Singularidades, onde segue atuando como professora de Planejamento e Currículo e de Educação Comparada: práticas educacionais no Brasil e no mundo. Orientou mais de cem trabalhos de conclusão de curso, participa de bancas de mestrado e doutorado e é coautora e organizadora de diversos livros na área de educação. Liderou projetos de formação de professores para Secretarias de Educação e participou de redesenhos curriculares na educação básica e no ensino superior. É assessora pedagógica de fundações e escolas, consultora e palestrante em gestão, currículo, inteligência artificial e inovação.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.