Como criar espaços significativos de aprendizagem para crianças e jovens na Era da IA? Como ser um bom professor nesse novo contexto? Qual o papel da educação no cenário atual?
Desde a década de 1960 se reflete sobre inovação educacional e, na virada do século, as discussões sobre a escola se intensificaram. Com o desenvolvimento da IA generativa, as mudanças aceleraram tanto que as discussões sobre o futuro se tornaram as reflexões sobre o agora.
A escola, que foi um grande impulsionador das sociedades contemporâneas, sendo a base para o mundo letrado e científico em que vivemos, se encontra desafiada a assumir outros papéis para além da transmissão de conhecimento. Em um contexto de máquinas que aprendem, em que o conhecimento está amplamente acessível, mas também sendo tensionado por meio de deepfakes, conteúdos sintéticos e novas formas de criação, validação e autoria; em um mundo digital com novas relações, identidades, corporeidades, formas de trabalho e de entretenimento; diante de uma crise ambiental e crescente desigualdade social, precisamos pensar em novas formas de nos relacionarmos com o planeta, uns com os outros e com nós mesmos. Por isso, ganham valor a metacognição e o pensamento crítico, a educação ambiental e socioemocional, o desenvolvimento de competências que nos potencializam e humanizam.

Para que a escola responda a este novo tempo, ela precisa repensar sua própria estrutura e finalidade. Compreender os processos de inovação educacional que aconteceram no passado e no presente, aprendendo com a experiência de diversos projetos que já passaram por transformações em seus tempos e espaços, relações pedagógicas e objetivos educacionais, é uma forma de nos prepararmos e nos inspirarmos para as transformações que estão se apresentando.
A inovação educacional é um processo intencional de mudança e que envolve, portanto, ganhos e perdas, novos acordos e formas de agir. Pode ser desenvolvida por uma pessoa, um grupo ou uma sociedade, estabelecendo uma nova prática social em contextos ou relações educacionais. Essa definição nos permite adentrar nesse território de forma mais responsável, entendendo também as disputas e complexidades da educação.
Há múltiplas formas de inovar, mudando propósito, métodos, estruturas. Os vários exemplos apresentados ao longo do livro revelam que, da educação infantil ao ensino superior, escolas públicas ou particulares, urbanas ou rurais, pela tecnologia ou integração com a natureza, de norte a sul do país, a inovação é possível. E como familiares, professores, estudantes, gestores públicos ou ativistas, podemos ser agentes dessa transformação.
Os primeiros capítulos deste livro apresentam conceitos importantes que ajudam a entender as atuais concepções de educação, de escola, de tecnologia, e também o que pode ou não ser considerado inovação.
Os últimos capítulos mostram como a inovação acontece nos diversos contextos da educação: da sala de aula às escolas e políticas públicas, passando pelas demais instituições do ecossistema.

Este livro traz, de forma objetiva e acessível, uma base teórica fundamental para quem estuda e trabalha com educação e também um convite para sermos agentes de transformação em busca de uma educação significativa para todas as crianças e jovens do país. Se você está se formando para ser um educador, esta obra foi escrita especialmente para você, para que desde já possa trilhar um caminho profissional autêntico, crítico e criativo.
Tathyana Gouvêa é doutora em inovação educacional pela Faculdade de Educação da USP, mestre em gestão escolar pelo Programa de Educação: História, Política e Sociedade da PUC-SP, pedagoga pela USP e administradora pela FGV. Desenvolveu seu pós-doutorado sobre Educação na era da IA junto ao Instituto de Estudos Avançados da USP, onde continua como pesquisadora colaboradora. Foi coordenadora da graduação, da pós-graduação e do laboratório de inovação do Instituto Singularidades, onde segue atuando como professora de Planejamento e Currículo e de Educação Comparada: práticas educacionais no Brasil e no mundo. Orientou mais de cem trabalhos de conclusão de curso, participa de bancas de mestrado e doutorado e é coautora e organizadora de diversos livros na área de educação. Liderou projetos de formação de professores para Secretarias de Educação e participou de redesenhos curriculares na educação básica e no ensino superior. É assessora pedagógica de fundações e escolas, consultora e palestrante em gestão, currículo, inteligência artificial e inovação.