Fechar
Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

IX EPED Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos

19 19-03:00 abril 19-03:00 2017 | 8:00 - 20 20-03:00 abril 20-03:00 2017 | 18:00

 

O Evento

O Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP ― EPED-USP — é um evento acadêmico anual, organizado pelos pós-graduandos da área de Filologia e Língua Portuguesa, que visa promover o diálogo entre as distintas abordagens teóricas e metodológicas sobre o discurso na Universidade de São Paulo.

Com edições desde 2009, o evento busca a integração entre os pós-graduandos dos diversos programas da Universidade de São Paulo, incentivando o debate franco e aberto acerca dos diferentes olhares epistemológicos, das distintas metodologias e dos variados objetos de análise que caracterizam a instituição no que concerne ao estudo da produção contextualizada de sentido.

Com um acolhimento especial dentre docentes e alunos da USP, bem como de pesquisadores consagrados de universidades do Brasil e do exterior convidados para a realização de mesas e conferências, seu sucesso e sua aceitabilidade no meio acadêmico têm servido de exemplo para uma série de eventos organizados por pós-graduandos dentro e fora da Universidade de São Paulo, na área de Letras e Linguística.

As questões metodológicas e epistemológicas do discurso sempre estiveram, direta ou indiretamente, em pauta nas conferências e comunicações do nosso evento. Para os debates do IX EPED, foram escolhidos os estudos sobre identidade, por se tratar de um objeto de crescente interesse por parte dos pesquisadores da área.

Estudos contemporâneos sobre identidade apontam que ela é constituída a partir de um jogo entre subjetividade e alteridade, o que permite sua aproximação tanto com pesquisas voltadas à interação e ao discurso quanto com estudos ligados à história, à estrutura social, às práticas socioculturais e aos processos psicológicos e cognitivos que embasam sua construção, vista como dinâmica, heteróclita, processual, contraditória. Nesse sentido, não se pode desconsiderar a importância de noções como linguagem, contexto e ideologia para a abordagem de sua constituição, o que evidencia o caráter multi ou interdisciplinar de tais pesquisas.

Em sua nona edição, a realizar-se nos dias 19 e 20 de abril de 2017, o EPED convida pesquisadores vinculados à Universidade de São Paulo – docentes e discentes – a debaterem as questões identitárias por meio do tema Discurso e Identidade.

Já está disponível a programação das Sessões de Comunicação.

Inscrições para ouvintes abertas até dia 19 de abril

e-mail: [email protected]

Detalhes

Início:
19 19-03:00 abril 19-03:00 2017 | 8:00
Final:
20 20-03:00 abril 20-03:00 2017 | 18:00

Organizador

FFLCH
Email
epedusp@gmail.com

Local

FFLCH – USP
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - Cidade Universitária
São Paulo,SP05508-010 Brazil
+ Google Map