Fechar
Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

I Encontro sobre Narrativas de Aprendizagens de Línguas e de Tecnologias – ENALTE

31 31-03:00 agosto 31-03:00 2018 | 8:30 - 20:00

O I ENALTE (Encontro sobre Narrativas de Aprendizagens de Línguas e de Tecnologias) nasce com o intuito de promover o diálogo e o intercâmbio de pesquisadores da Faculdade de Letras da UFMG com especialistas de outras instituições, no que se refere à Pesquisa Narrativa em Linguística Aplicada, mais especificamente ao ensino e à aprendizagem de línguas estrangeiras e de tecnologias digitais. Convidamos para as discussões os professores do ensino superior e da educação básica, bem como estudantes da graduação e da pós-graduação, que terão a oportunidade de compartilhar experiências sobre aprendizagens de línguas e de tecnologias. Dessa forma, esperamos que o evento leve os participantes a refletir sobre suas práticas docentes e, por meio desse processo, pensar em ideias possíveis e singulares para questões que emergem no seu fazer pedagógico.

O trabalho com a Pesquisa Narrativa tem o potencial de ressignificar o lócus de atuação do professor, uma vez que permite acolher a complexidade envolvida nos processos de ensino e aprendizagem de línguas e de tecnologias. A Pesquisa Narrativa abre um campo de investigação que evidencia o caráter processual envolvido na aprendizagem e na construção de identidades (tanto do aprendiz quanto do professor ou do pesquisador). Esse tipo de pesquisa coloca em relevo aspectos significativos da experiência humana ao privilegiar questões éticas, sociais, históricas e subjetivas que perpassam as vivências dos sujeitos.

A observação dos elementos presentes nas histórias de aprendizagem (tais como as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos aprendizes, suas crenças, suas emoções, os desafios enfrentados) podem concorrer na negociação e reavaliação dos modos de agir do sujeito e assim, além de ter efeitos em sua prática profissional, produzir deslocamentos que dizem respeito às suas próprias identidades. Nessa perspectiva, as histórias de aprendizagem possuem um caráter formativo, na medida que fazem o narrador refletir sobre seus processos de ensino e/ou de aprendizagem. A Pesquisa Narrativa, ao ofertar um espaço de fala, produz no narrador a chance de (re)contar suas experiências, (re)vivê-las e assim (re)significá-las. Esse movimento pode contribuir para que o narrador produza algo sobre sua experiência como aprendiz e assim elabore um saber particular sobre suas formas de interação e de aprendizagem. Assim, esperamos que o evento seja um momento de troca e se configure como uma oportunidade de reconhecimento da importância da pesquisa narrativa para a formação de professores de línguas estrangeiras e seus possíveis diálogos com saberes que envolvem a educação regular.

Detalhes

Data:
31 31-03:00 agosto 31-03:00 2018
Hora:
8:30 - 20:00
Categorias de Evento:
,

Organizador

FALE – UFMG
Telefone
(31) 3409-5101
Email
dir@letras.ufmg.br
Ver site do Organizador

Local

FALE – UFMG
Av. Antônio Carlos, 6627 Pampulha
Belo Horizonte,MG31270-901Brasil
+ Google Map
Telefone
(31) 3409-5101
Ver site do Local