Fechar
Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

BAKHTIN e o dialogismo: entre a ética e a estética

15 15-03:00 dezembro 15-03:00 2016 | 14:00 - 17:00

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

Bakhtin tira de nós a ilusão de uma linguagem impermeável ao outro e de um sujeito enunciador visto como aquele que poderia bastar-se para enunciar seus pensamentos e sentimentos dentro dos limites das próprias crenças e aspirações. Isso traz consequências. Entramos no domínio da cadeia da comunicação verbal, de que o enunciado é apenas um elo.

Para conhecer essa perda estudamos Bakhtin. Lado a lado com esse conhecimento, dar espaço para essas reflexões contribui para refinar mecanismos de apreensão dos significados inscritos no interior dos enunciados.

Isso acontece, na medida em que se diluem os contornos entre o interior e o exterior: dos próprios enunciados, considerados cada qual a réplica de um diálogo; do próprio enunciador, considerado não estático numa centralização ilusória, mas na contingência de sua relação com o outro, que necessariamente o habita.

Partindo do conceito de dialogismo como elemento constitutivo da linguagem, e da linguagem como princípio norteador da configuração dos corpos enunciativos, apreensíveis no interior dos seus próprios enunciados, discutiremos como a voz – e o tom da voz – do sujeito manifesta-se entre distintas esferas de comunicação e distintos gêneros discursivos.

Para isso, serão debatidos os fundamentos do pensamento bakhtiniano – sobre a interação eu/ outro estabelecida no interior da linguagem, sobre a linguagem como fato social e histórico, e sobre “minha participação singular no existir”.

Conteúdo
– A noção bakhtiniana de dialogismo. Dialogismo e posicionamento social do sujeito em cada ato enunciativo. O dialogismo constitutivo e mostrado em gêneros do discurso jornalístico.

– A carnavalização e a polifonia: Rabelais e a explosão do riso regenerador. A ironia e a sátira: a distância em relação à carnavalização rabelaisiana. O personagem polifônico em O Idiota, de Dostoiévski: desdobramentos.

– “Discurso na vida” e “discurso na arte”. A poeticidade da palavra: interface entre gêneros: literatura e outras esferas. A ética e a estética: constâncias e variáveis entre discursos.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Detalhes

Data:
15 15-03:00 dezembro 15-03:00 2016
Hora:
14:00 - 17:00

Organizador

Sesc Centro de Formação e Pesquisa
Telefone
11 3254-5600
Email
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br

Local

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Rua Doutor Plínio Barreto, 285 - 4º andar - Bela Vista
São Paulo,SP01313-020 Brazil
+ Google Map
Telefone
11 3254-5600