Este livro convida o professor de Inglês em formação inicial a refletir sobre os conhecimentos, as competências e as habilidades necessários para exercer as atividades práticas da disciplina Estágio Supervisionado de Inglês, as quais visam, basicamente, conhecer o cotidiano de uma ou mais escolas de educação básica, construir um projeto de ensino, planejar aulas, elaborar atividades de ensino-aprendizagem e assumir a docência. No entanto, antes de prosseguir, deixo claro que o vocábulo “professor” é utilizado ao longo deste livro para se referir aos professores e às professoras, assim como outros termos que uso no masculino como forma geral de tratamento.
A proposta desta obra é construída no diálogo entre teoria e prática, pois a teoria, por si só, é vazia. É claro que ela pode transformar a consciência de um indivíduo sobre os fenômenos, mas não tem utilidade se não puder fundamentar ou ajudar no entendimento da prática docente. Da mesma forma, a prática, isoladamente, é também vazia; carrega em si a experiência, a vivência, mas, sozinha, não tem utilidade para promover a transformação consciente do indivíduo. Teoria e prática, portanto, são parceiras e ajudam a explicar os resultados de aprendizagem em sala de aula.
O Estágio Supervisionado é componente obrigatório em todos os currículos dos cursos de formação inicial de professores em nível superior e está intimamente articulado com a prática docente reflexiva: o planejar, o fazer e o agir, ações que requerem a imersão do professor aprendiz no seu contexto real de trabalho, isto é, a escola de educação básica. Conforme o Parecer do Conselho Nacional de Educação/Código Penal (CNE/CP) 28/2001, o estágio supervisionado é um tempo de aprendizagem em um período de permanência na escola e “supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário” (Brasil, 2001: 10). É neste momento da formação profissional que o estagiário é orientado e acompanhado por um professor da área específica da instituição formadora (supervisor institucional) e um professor da escola onde o estágio é realizado (supervisor local).
Na organização curricular das licenciaturas, a disciplina Estágio Supervisionado compreende, hoje, 400 horas, que devem ser garantidas ao longo do curso com “efetiva e concomitante relação entre teoria e prática, ambas fornecendo elementos básicos para o desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades necessários à docência” (Brasil, 2015: 11). No caso da disciplina Estágio Supervisionado de Língua Inglesa, essa carga horária pode ser fracionada em duas ou mais disciplinas de estágio, dependendo da organização curricular de cada curso de Licenciatura em Letras (Português)-Inglês, e é diluída para atender, prioritariamente, aos seguintes níveis de ensino da educação básica: ensino fundamental e médio.
Neste livro, o Estágio Supervisionado de Inglês não se limita à regência de aulas no ambiente escolar. Ao contrário, consiste no desenvolvimento de etapas que constituem as ações básicas a serem desempenhadas pelo estagiário na sua inserção efetiva no exercício da docência. Isso significa percorrer uma trajetória de trabalho analítico, vivenciado e reflexivo, iniciando com a escola e a sala de aula, que são espaços de interação social e de entendimento da prática cotidiana da profissão de professor. Um período prévio de observação, familiarização, assessoramento, participação em conselhos de classe, reuniões de pais e mestres e/ou reuniões pedagógicas como ouvinte deve fundamentar a etapa inicial deste estágio. O capítulo “A escola” visa discutir questões relacionadas a esse momento.
Ainda na trajetória analítica e reflexiva, torna-se necessário ao estagiário de Inglês construir um projeto de ensino para a turma em que vai estagiar. Isso implica compreender o importante papel do planejamento de ensino e dos planos de aula para a prática docente qualificada e direcionada aos objetivos de aprendizagem. O capítulo “O planejamento” aborda as tomadas de decisão necessárias a essa finalidade.
Para a construção de um projeto de ensino, não basta ao professor aprendiz saber planejar. Essa tarefa inclui dominar os conhecimentos e as habilidades específicos de sua área (a língua inglesa) e da metodologia a ser utilizada, isto é, a maneira como vai promover as situações de aprendizagem. O capítulo “Tipos de atividades de ensino-aprendizagem” dedica-se às concepções de língua, ensino e aprendizagem que fundamentam os exercícios, as atividades comunicativas e as tarefas de língua inglesa. O conhecimento teórico-prático apresentado visa ajudar o estagiário na análise: da abordagem de ensino, aprendizagem e avaliação do professor regente; do livro didático. Além disso, e principalmente, auxilia na reflexão sobre a própria abordagem de ensinar para poder aprimorá-la.
Sabemos que a autonomia do professor é relativa, pois em alguns contextos de ensino os conteúdos são definidos pelas apostilas que a escola adota. A própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece os objetos de conhecimento e as habilidades a serem desenvolvidas. Entretanto, é o professor quem decide o modo como vai ensinar e isso implica ele próprio construir atividades de ensino aprendizagem, incluindo temas que acha relevantes no trabalho com os alunos. Assim sendo, o capítulo “Elaboração de atividades e unidades de ensino” visa suscitar reflexões acerca dos princípios teóricos e critérios básicos para o design e a sequência de atividades em unidades de ensino de língua inglesa na perspectiva de língua em seu contexto de uso, de linguagem como uma ação social, de ensino como oportunidades de uso comunicativo da língua inglesa e de aprendizagem como um processo holístico. Afinal, o futuro professor precisa desenvolver expertise na área de design de materiais instrucionais com e sem o apoio das tecnologias digitais para criar, adaptar, inovar, complementar e suplementar a prática docente, assim como avaliar as próprias atividades e os efeitos que elas produzem na aprendizagem dos alunos.
O exercício da docência também requer um olhar crítico do professor aprendiz sobre a própria atuação em sala de aula na perspectiva acional e atitudinal. As interações construídas com os alunos têm impacto no seu aprendizado e no seu desenvolvimento linguístico-comunicativo. O último capítulo deste livro, portanto, “A docência”, trata da forma como os conteúdos e as atividades de ensino, o gerenciamento de sala de aula e o processo avaliativo podem ser desenvolvidos em parceira com os alunos.
Para o entendimento da prática pedagógica do professor de Inglês, vários campos do conhecimento precisam ser mobilizados – Educação, Linguística Aplicada, Linguística, Psicologia e Aquisição de Língua Estrangeira. É o que este livro faz, considerando que o estágio curricular de Inglês é multidisciplinar, recebendo saberes de vários afluentes teóricos para o entendimento das relações sociais e pedagógicas construídas no trabalho educativo. Esta obra, portanto, propõe reunir conhecimentos necessários para a reflexão do professor aprendiz sobre a prática docente. Boa leitura!
Rosely P. Xavier é professora titular aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina, onde colabora com o Programa de Pós-Graduação em Linguística, na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas. Na mesma instituição, atuou no Curso de Licenciatura em Letras-Inglês nas disciplinas de Metodologia de Ensino e Estágios Supervisionados e nos programas de pós-graduação em Educação e em Linguística (mestrado e doutorado). Possui doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas.