Fechar

Educomunicação | Lançamento

A escola é muito mais do que um espaço para aprendizagem de conhecimentos curriculares, é um ambiente vital para o diálogo e a interação. O silêncio como norma não cabe mais em um espaço em que as vozes pulsam. A escola é lugar para conversar porque as vozes dos estudantes importam, pois eles são o público-alvo da educação. Ouvir os alunos não apenas demonstra respeito, mas também fornece insights valiosos sobre como melhorar o processo educacional.

Ao estabelecer confiança por meio do diálogo, os educadores entendem melhor as necessidades e expectativas de meninos e meninas. A educomunicação age nesse contexto, integrando a comunicação efetiva e afetiva no cotidiano escolar. A educação, quando aliada à comunicação, torna o processo educacional mais inclusivo, integral e equitativo, beneficiando toda a comunidade escolar.

A educomunicação não pode ser definida como uma tecnologia, um método, uma estratégia. Está mais para um estilo de lidar com os diferentes ambientes de socialização na escola: sala de aula, pátio na hora do recreio, corredores de acesso dos estudantes a salas de aulas, ambientes virtuais de aprendizagem, rede sociais, grupo de WhatsApp e até nos banheiros. Por incrível que pareça, pulsa também nesses espaços um ambiente de solidariedade, de empatia, de troca, de respeito, de confidências e intimidade coletiva.

Rádio-escola, agência de notícias estudantil, núcleo de produção audiovisual, oficina de quadrinhos, cineclube, mostra fotográfica, jornal comunitário e canal de comunicação on-line em uma rede social, todos são ecossistemas que acomodam ideias e expressões dos estudantes, e a interdisciplinaridade flui nas pautas e nos conteúdos veiculados nos canais de comunicação dos jovens. Assim, um projeto de educomunicação é mais que uma atividade: é uma experiência significativa.

Educomunicação | Lançamento
Saiba mais aqui

A importância desta obra, escrita por Marciel Consani, um desbravador da educomunicação desde 2001 com Educom.Radio, é uma “belezura”, como diz Paulo Freire. Apoiará a formação de professores, estudantes e interessados neste processo que potencializa a produção midiática na escola e a leitura crítica da mídia.

Desejo a todos uma boa leitura e espero que se deixem imergir no mundo do bem-viver propiciado pela educomunicação.

Carlos Alberto Mendes de Lima
Educomunicador e criador do Programa Imprensa Jovem


Marciel Consani é músico de formação. Como educador, atua há mais de vinte anos na educação superior, formação docente, ensino fundamental e educação infantil. Professor do curso de Comunicação Social/Rádio e TV das Faculdades Integradas Rio Branco e pesquisador associado ao Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes da USP, é mestre em Educação Musical pelo Instituto de Artes da Unesp e especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação pela PUC/SP. Pela Contexto é autor do livro Como Usar o Rádio na Sala de Aula.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.