Fechar

A dois meses? Há dois meses? | Dad Squarisi

Tempo, pra que te quero? Pra passar. E, passando, driblar o futuro, que vira presente e se transforma em passado. A língua, sempre atenta, ajuda na caminhada. Nós, distraídos, esquecemos de prestar atenção aos macetes que ela oferece. É o que acontece quando o Natal se aproxima. A mídia faz a contagem regressiva. Dia a dia, avança no calendário.

“Estamos a dois meses do Natal” é a forma nota 10. Muitos bobeiam. Em vez de “a dois meses”, escrevem “há dois meses”. Esquecem-se da lição pra lá de repetida. O futuro é leve. Dispensa o h. O passado, com a carga de alegrias e frustrações, tem uma letra a mais. Melhor acertar os ponteiros. Assim: Estamos a dois meses das festas natalinas.

Fonte: Blog da Dad


Dad Squarisi transita com desenvoltura pelo universo da língua. É editora de Opinião do Correio Braziliense, comentarista da TV Brasília, blogueira, articulista e escritora. Assina as colunas Dicas de Português e Diquinhas de Português, publicadas por jornais de norte a sul do país; Com Todas as Letras, na revista Agitação, e Língua Afiada, na Revista do Ministério Público de Pernambuco. Formada em Letras, com especialização em Linguística e mestrado em Teoria da Literatura, concentra o interesse, sobretudo, na redação profissional – o jeitinho de dizer de cada especialidade, cada grupo, cada mídia. Mas é tudo português. A experiência como professora do Instituto Rio Branco, consultora legislativa do Senado Federal e jornalista do Correio Braziliense iluminou o caminho dos livros Dicas da Dad – Português com humor, Mais dicas da Dad – Português com humor, A arte de escrever bem, Escrever melhor (com Arlete Salvador), Redação para concursos e vestibulares (com Célia Curto), Como escrever na internet, 1001 dicas de português – manual descomplicado, Sete pecados da língua, publicados pela Contexto, além de Superdicas de ortografia, Manual de redação e estilo para mídias convergentes, dos Diários Associados, e de livros infantis – de mitologia e fábulas.