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Currículos: teorias e políticas | Marlucy Alves Paraíso

O livro Currículos: teorias e políticas, que acaba de ser publicado pela Editora Contexto, foi uma sistematização madura, necessária e comprometida com um desejo de ver atuais e futuras/os docentes com plena consciência daquilo que podem fazer com um currículo. Isso porque o currículo pode muito, já que nesse território se dão não somente relações de poder de diferentes tipos e disputas pela significação, mas também uma relação intrínseca com a vida. O livro é uma sistematização madura porque foi escrito no ano em que completo 30 anos de trabalho com a disciplina Currículo na universidade. A primeira vez que trabalhei essa disciplina com uma turma do curso de Pedagogia foi, ainda em 1993, como professora substituta na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), enquanto cursava o mestrado. Desde 1995, sou professora dessa disciplina no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na UFMG, me construí como professora e trabalhei com afinco para alargar as possibilidades do currículo e dar a esse tema o lugar de importância que merece na graduação e na pós-graduação, fazendo da disciplina um marco na formação das pedagogas dessa universidade. Formei também, na UFMG, uma grande quantidade de mestres, doutoras/es e pós-doutoras/es, interessados em se especializar no tema e fundei o Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas (GECC), que agrupa docentes, pesquisadoras/es, estudantes de graduação e pós-graduação que investigam, problematizam e discutem essa temática. O livro é uma sistematização madura porque se nutriu, para sua escritura, de toda essa experiência de ensino, pesquisa e discussão sobre o tema curricular ao longo desses 30 anos. Ao longo dessa experiência, senti também a necessidade deste livro. A cada novo semestre, ao preparar o plano de curso para ministrar a disciplina de Currículo na graduação, enfrentava o dilema de escolher textos (alguns escritos há mais 40 anos atrás) para explicar algumas teorias curriculares que as estudantes e futuras/os professoras/es necessitavam compreender. Teorias que não foram superadas e continuam presentes, disputando espaço, seja nos currículos em ação das escolas, seja na formulação de políticas curriculares. O trabalho com as políticas de currículo também demandava um trabalho de “junta junta” de textos de diferentes tempos e autores/as para minimamente fazer um panorama de algumas que foram marcantes na educação brasileira. Por isso a necessidade deste livro. Estou segura que ele é um importante auxílio para muitos professores e professoras de Currículo, como eu, que querem possibilitar às/aos estudantes e futuras/os docentes uma compreensão dos temas centrais desse campo. Será uma leitura importante tanto para estudantes da Pedagogia e das diferentes licenciaturas como para docentes da educação básica comprometidas/os com o desejo de ensinar e a alegria de aprender. Afinal, as diferentes teorias e políticas abordadas no livro mostram a força de um currículo em qualquer projeto de sociedade que se queira construir. O livro mostra que o currículo tem uma relação intrínseca com a vida, porque é território de criação de possibilidades. Ele mostra também que “há no currículo, assim como há na vida, possibilidades de seguir caminhos desconhecidos em processos criativos nos quais as minorias se metamorfoseiam, criam o currículo-menor e lutam contra todos os modos limitantes e formatados de professorar e ensinar” (Paraíso, 2023, p. 147). Por isso, faço meu convite para que todas as pessoas interessadas na educação leiam o livro e construam, com ele, estratégias para fazer um currículo sempre conectado com a vida.


Marlucy Alves Paraíso é professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma instituição. Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível 1B e fundadora e coordenadora do GECC: Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas da UFMG. Seus trabalhos de ensino, pesquisa, extensão e orientação têm como foco os currículos da educação básica, currículo e diferença, currículo e culturas, currículo, gênero e sexualidades.

2 thoughts on “Currículos: teorias e políticas | Marlucy Alves Paraíso

  1. Excelente material formativo. Estamos discutindo os dez textos com as e os estudantes de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas em Parintins – AM.

    1. Oi, Eliseu! Que bom que gostou da nossa obra.
      Continue acompanhando nossas postagens, sempre um conteúdo relevante.
      Desejamos ótimas leituras sempre para você, abraços!

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