A educação na universidade brasileira ganha muito quando os cursos de formação de professoras e professores passam a contar com “Currículos: teorias e políticas”, novo livro de Marlucy Paraíso, publicado pela Editora Contexto. O que pode ser um currículo e de que pode ser feito? O que tem contado como currículo e o que tudo isso nos conta? Como currículos funcionam, do que podem ser capazes, quais capacidades seus diferentes elementos incitam? Que projetos de educação, de sociedade e de vida são mantidos vivos por esse que é, como define a autora no livro, o “coração da escola”? Imerso na energia das disputas e alianças que fortalecem a musculatura desse coração, o livro incita perguntas, interpretações e conversas não-inocentes que são fundamentais às vidas dos diversos agentes que apostam, investem, acreditam e confiam nas diferentes dimensões dos currículos escolares.
O currículo é sempre um território disputado, como mostra Marlucy. E esse livro deixa claro não apenas quais têm sido as cartas do jogo curricular, mas também de que maneira o texto da pesquisadora, professora e curriculista Marlucy Paraíso entra nessa disputa. Trata-se de um jogo entre teorias e políticas, todas muito bem situadas, descritas e problematizadas ao longo dos capítulos que, como poucos, aliar rigor, criatividade e elegância sem hermetismos. De modo muito original e inspirador, finaliza com uma fábula-manifesto contra modos limitantes de professorar, a favor da proliferação da vida, já que não se pode ter outros currículos sem aprender a tramar currículo. Estudantes das licenciaturas, de Pedagogia, futuros e atuais docentes que precisam e desejam apreender as tramas e tramoias curriculares, com este livro poderão aprender também um currículo que tem a diferença como seu código genético, a experimentação como constituição morfo-anatômica e a confabulação como seu mecanismo fisiológico.
Marlécio Cunha – Professor do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba