Fechar

Conceitos básicos de linguística, vol. 3 – níveis de análise

Por Elisa Battisti, Gabriel de Ávila Othero e Valdir do Nascimento Flores

O terceiro volume de Conceitos básicos linguística, com o subtítulo níveis de análise,foi organizado com o objetivo de apresentar ao aluno os diferentes níveis de análise linguística. Pensando nisso, e diferentemente do que fizemos nos dois primeiros, escritos por nós três juntos, neste terceiro volume da coleção convidamos um time de grandes especialistas brasileiros para contemplar áreas que investigam das menores unidades linguísticas (os fones, os fonemas, os traços fonológicos), passando por unidades intermediárias (as sílabas, os morfemas, as palavras, os sintagmas, as frases fonológicas, as sentenças), até domínios e unidades maiores (a situação de enunciação, o texto, discurso).

Essa organização se reflete no sumário do livro:

Fonética, de Sandra Madureira e Plinio Barbosa
Fonologia, de Elisa Battisti
Morfologia, de João Paulo Cyrino
Léxico, de Paula Roberta Gabbai Armelin e Ana Paula Scher
Sintaxe, de Gabriel de Ávila Othero
Prosódia, de Carolina Serra e João Moraes
Semântica, de Renato Basso
Pragmática, de Marcos Goldnadel
Texto, de Alena Ciulla
Enunciação, de Valdir do Nascimento Flores
Discurso, de Gesualda Rasia

Conceitos básicos de linguística, vol. 3 – níveis de análise

Apesar de o sumário estar disposto de uma maneira que, tentativamente, organiza os níveis de acordo com uma ordem crescente, das menores unidades linguísticas até os maiores domínios de análise, a obra não precisa ser lida nessa ordem. Uma leitura proveitosa pode ser temática ou teórico-conceitual. Por exemplo, o leitor interessado em “gramática” stricto sensu pode seguir esta ordem de leituras dos capítulos: Fonologia, Fonética, Prosódia, Morfologia, Sintaxe e Léxico. Se o leitor deseja começar pelos domínios “maiores” de análise linguística, uma sequência interessante de leitura pode ser Semântica, Pragmática, Enunciação, Texto e Discurso. Nada impede, porém, que o leitor faça seu próprio percurso investigativo no interior do conjunto das reflexões aqui desenvolvidas, em articulação com o conteúdo presente nos volumes 1 e 2 de Conceitos básicos de linguística. Afinal, os domínios não são estanques, são construções abstratas advindas dos modelos de teoria e análise linguística.

Pensamos que o livro Conceitos básicos de linguística: níveis de análise possa ser usado de pelo menos três maneiras:

(i) longitudinalmente, em uma disciplina de introdução ampla à linguística, em que o professor conduz os alunos pelos caminhos da linguagem e apresenta os diferentes níveis da análise linguística. Nesse sentido, cada capítulo do livro pode ser trabalhado em dois encontros e fornecer aos alunos uma primeira aproximação a cada área e domínio de análise linguística. Cada capítulo está preparado para ser usado tanto de forma autônoma como para dialogar com os demais. Além disso, o uso de cada capítulo pode ser enriquecido se for articulado às cuidadosas apresentações feitas no volume 1 desta coleção (Conceitos básicos de linguística: sistemas conceituais), sobre a linguística saussuriana, a linguística distribucional, a linguística gerativa e a sociolinguística, bem como às noções gerais presentes no volume 2.

(ii) transversalmente, em disciplinas mais avançadas dos cursos de Letras e Linguística. Nesse sentido, cada capítulo (ou conjunto de capítulos) pode servir como “a primeira leitura” do curso. Aqui o professor também pode se guiar por uma ordem teórico-conceitual. Por exemplo, em uma disciplina que aborde os sons da fala, o professor pode propor a leitura dos capítulos de Fonologia, Fonética e Prosódia e expandir os conteúdos tratados nesses capítulos ao longo do semestre, com as noções apresentadas nos volumes anteriores. Em uma disciplina que aborde a estrutura da palavra e da frase, o professor pode utilizar os capítulos de Léxico, Morfologia, Sintaxe e Semântica, aqui presentes, como leituras iniciais, sempre atento ao que consta sobre essas áreas no segundo volume (por exemplo, nos capítulos intitulados Morfologia, Semântica, Sintaxe etc.) e aos fundamentos do grande campo da linguística apresentados em Conceitos básicos de linguística: sistemas conceituais. As opções são muitas e variadas, e os capítulos apresentados aqui são concisos, mas consistentes. Além disso, todos eles apontam caminhos a serem seguidos a partir de sua leitura e trazem, na última seção, um roteiro sugerido de próximas leituras – a maioria delas em português, pensando no desenvolvimento da área no cenário nacional.

(iii) propedeuticamente,pelo aluno, em seus estudos individuais – ou em grupos de estudos com colegas – aliado aos dois volumes que o precedem. Os textos foram escritos pensando nos alunos como público-alvo preferencial. Nesse sentido, são textos claros e com teor marcadamente didático. Todos os autores fizeram questão de apresentar definições claras e teoricamente amparadas, exemplos e sugestões de leituras para que os alunos possam se aprofundar após o estudo do livro.

Esperamos, com a obra, contribuir tanto para fundamentar a formação de linguistas quanto para subsidiar leituras de interessados em linguagem de forma geral, agradecendo aos colegas que assinam cada capítulo pela valiosa colaboração, bem como à Editora Contexto pela oportunidade da publicação.


Organizadores da obra:

Elisa Battisti é professora associada de Linguística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando em sociolinguística e em fonologia nos níveis de graduação e pós-graduação. Desenvolve pesquisa sobre variação linguística como prática social e fonologia do português brasileiro. É pesquisadora do CNPq. É coautora dos livros Fonologia, fonologias, História do português brasileiro (vol. III), Conceitos básicos de linguística: sistemas conceituais, Conceitos básicos de linguística: noções gerais, A Linguística hoje: Múltiplos domínios e Conceitos básicos de linguística: níveis de análise.

Gabriel de Ávila Othero é professor associado de Linguística, nos níveis de graduação e pós-graduação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua nas áreas de sintaxe (e sua interface com semântica, morfologia, estrutura informacional e prosódia), gramática do português brasileiro e história da linguística. Site https://sites.google.com/view/gabrielothero. É autor do livro Teoria X-barra, coautor de Conceitos básicos de linguística: sistemas conceituais, Conceitos básicos de linguística: noções gerais e Para conhecer sintaxe, além de coorganizador de Sintaxe, sintaxes: uma introdução, Chomsky: a reinvenção da linguística e Saussure e a Escola de Genebra, A Linguística hoje: Múltiplos domínios e A Linguística hoje: Historicidade e Generalidade.

Valdir do Nascimento Flores é professor titular de língua portuguesa, nos níveis de graduação e pós-graduação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nos últimos anos, suas pesquisas têm buscado desenvolver uma perspectiva antropológica de abordagem da enunciação. É pesquisador do CNPq. Pela Contexto participou dos livros Dicionário de linguística da enunciação, Enunciação e discurso, Semântica, semânticas: uma introdução, Introdução à linguística da enunciação, Enunciação e gramática, Conceitos básicos de linguística: sistemas conceituais, Conceitos básicos de linguística: noções gerais, A linguística geral de Ferdinand de Saussure, Saussure, Saussure e a Escola de Genebra, A Linguística hoje: Múltiplos domínios e A Linguística hoje: Historicidade e  Generalidade, Guia conceitual da Linguística de Benveniste e Conceitos básicos de linguística: níveis de análise.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.